Esportes
02/04/2023 às 05:00•2 min de leitura
Consumir manteiga de amendoim durante os primeiros meses de vida pode ser uma ótima ideia para diminuir os riscos de se desenvolver uma alergia, segundo o que diz um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido. De acordo com a pesquisa, crianças de quatro a seis meses que consumiram o alimento durante o desmame reduziram os casos de alergia em 77%.
Segundo os especialistas, oferecer nozes e amendoins inteiros ou picados para crianças menores de cinco anos apresenta sérios riscos de asfixia. Logo, alimentos em formato de pasta, como a manteiga de amendoim, seriam uma solução muito mais viável. Entenda mais nos próximos parágrafos!
(Fonte: Getty Images)
No Reino Unido, casos de alergia ao amendoim tem aumentado anualmente. Estima-se que cerca de uma em cada 50 crianças na região sejam afetadas por esse problema. Na visão dos pesquisadores, as alergias alimentares são resultados do nosso sistema imunológico que acaba confundindo algo inofensivo com uma ameaça grave.
Para determinadas pessoas, mesmo um consumo mínimo de amendoim pode causar uma reação imunológica tão inacreditável que se torna uma ameaça à vida. Por ter se tornado uma alergia tão comum, certas escolas no Reino Unido chegaram até mesmo a proibir o ingrediente em suas refeições.
Por muito tempo, recomendou-se que os pais evitassem oferecer amendoim para seus filhos até que eles completassem três anos — de forma que evitaria desencadear alergias na primeira infância. No entanto, evidências coletadas nos últimos 15 anos demonstram que o contato precoce com esse ingrediente, sobretudo quando o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento, pode ser essencial para reduzir as reações alérgicas.
(Fonte: Getty Images)
Segundo os cientistas, se a primeira experiência do corpo com o amendoim acontece na barriga, onde é mais provável que o ingrediente seja reconhecido como alimento, existem menores chances dele virar um problema. No entanto, se o primeiro contato ocorre na pele, onde é mais provável que seja tratado como uma ameaça, a situação pode se complicar.
Não à toa, países como Israel, onde petiscos de amendoim são comuns desde o início da vida, as taxas de alergia são notavelmente mais baixas que em outras regiões. Conforme o estudo publicado no Journal of Allergy and Clinical Immunology, que uniu esforços entre a Universidade de Southampton, King's College London e National Institute for Health and Care Research (NIHR), existe uma data certa para introduzir esse tipo de alimento na dieta das crianças.
O documento mostra que o período crítico para começar o consumo de amendoim deve ser entre quatro e seis meses de vida, durante o qual a alergia poderia ser reduzida em 77%. Isso seria o equivalente a prevenir 10 mil dos 13 mil casos de alergia ao amendoim a cada ano.