Esportes
21/05/2023 às 05:00•2 min de leitura
Em termos gerais, o hormônio da melatonina, que promove o sono, desempenha um papel fundamental no momento em que nos deitamos para descansar. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que diversos outros hormônios também podem afetar nosso período de descanso.
Alguns exemplos podem até mesmo incluir hormônios reprodutivos como o estrogênio e a progesterona. Segundo um estudo divulgado pela Live Science, essa relação hormonal com o período de descanso faz com que muitas mulheres notem diferenças na qualidade do sono e na maneira como sonham em diferentes estágios do ciclo menstrual. Veja só como isso tudo acontece nos próximos parágrafos!
(Fonte: Getty Images)
Para falarmos sobre todo esse processo, primeiramente precisamos entender como o sono funciona. Em suma, o sono é dividido em dois estágios: o sono sem movimento rápido dos olhos (NREM) e o movimento rápido dos olhos (REM). As pessoas sonham durante o sono REM, que normalmente começa cerca de 90 minutos após o indivíduo ter adormecido.
O sono NREM, por sua vez, é dividido em mais quatro estágios: sono leve facilmente perturbado, sono intermediário mais profundo e dois estádios de sono profundo — os quais ocorrem um pouco antes do sono REM. O sono profundo é o mais restaurador e onde o corpo e o cérebro ganham tempo para se reparar.
A partir desse momento, os hormônios entram em ação. O estrogênio e a progesterona podem afetar quanto tempo as pessoas passam no sono REM e NREM ou até mesmo se acordam com frequência durante seu período de descanso. Como os níveis desses hormônios mudam durante o ciclo menstrual feminino, isso significa que as mulheres também verão a qualidade do sono variar ao longo do mês.
(Fonte: Getty Images)
Assim como o sono, o ciclo menstrual também possui quatro estágios: menstruação, fase folicular, ovulação e fase lútea. O ciclo menstrual de uma mulher "começa" no 1º dia da menstruação. Antes da ovulação, que ocorre aproximadamente por volta do dia 14, os níveis de estrogênio aumentam — o que costuma proporcionar uma melhor qualidade de sono nesta fase.
Após a ovulação, os níveis de progesterona começam a subir e eventualmente ultrapassam o estrogênio. Caso a pessoa não fique grávida, ambos os hormônios irão cair antes da menstruação. A fase lútea, como é conhecida, é a parte do ciclo onde ocorrem as maiores mudanças na estrutura do sono.
A mudança nos níveis hormonais nesse período podem causar distúrbios do sono antes da menstruação. Um dos motivos desses distúrbios seria porque o aumento da progesterona na fase lútea está ligado ao aumento da temperatura corporal e da sudorese. Nessa fase, também é mais comum que as pessoas se lembrem de seus sonhos.
Se uma pessoa apresenta fragmentação do sono REM, ou acorda logo após esse estágio, é muito mais provável que ela se lembre do que estava passando na sua cabeça. Estudos feitos em 2019 também sugerem que os hormônios também podem afetar os tipos de sonhos que uma pessoa tem, porém, a falta de dados concretos em grupos maiores ainda coloca essa informação em risco.