Artes/cultura
04/06/2023 às 07:00•3 min de leitura
Dificilmente você conhecerá um ser humano que simplesmente não gosta de música. Afinal, todas as pessoas, embora umas menos do que as outras, possuem seus artistas favoritos ou canções que lhes agradam mais. A música faz parte da humanidade e permeia a história humana ao longo dos séculos.
Esse modelo de expressão artística tem sido uma forma primária de entretenimento desde que os humanos se conhecem por gente, mas é ainda maior do que isso tudo. Para podermos entender a verdadeira importância da música no mundo ao nosso redor, criamos uma lista com cinco formas incríveis como ela afeta nossas vidas. Veja só!
(Fonte: Getty Images)
Com o passar dos anos, a música se desenvolveu para tornar-se uma forma de narrativa muito maior do que poderíamos imaginar no passado. Isso faz com que, nos tempos atuais, essa forma de expressão artística possa até mesmo ser educacional em diversos sentidos.
Para quem está passando por uma matéria complicada no colégio ou na faculdade, sempre é possível transformar os tópicos mais complexos em uma bela canção que nos ajudará a memorizar o conteúdo para o futuro. Logo, aquilo que poderia ser entediante ganha graça por meio do som!
(Fonte: Getty Images)
Quem já teve um gato dentro de casa provavelmente já deve ter notado que eles não são exatamente as criaturas mais fáceis de treinar e educar. Porém, uma coisa que muitas pessoas não sabem é que os felinos são amantes de música — mas não são todos os tipos que agradam.
Alguns abrigos de animais costumam colocar música clássica para tocar como uma tentativa de acalmá-los, contudo nenhum estudo nessa vertente teve resultados. Ao que tudo indica, os gatos gostam mesmo é de músicas com base no ritmo de seus corações, que aguçam sua audição e mexem com todos os seus sentidos.
(Fonte: Kusurija/Wikimedia Commons)
Após a Segunda Guerra Mundial, diversos países caíram sob jurisdição russa. Esse período histórico criou muita privação de direitos e miséria nesses países. Por esse motivo, quando a União Soviética começou a enfraquecer na década de 1980, muitas nações que estavam sob seu domínio viram uma chance de recuperar sua liberdade.
Como forma de manter os protestos pacíficos e gerar união, a Estônia encontrou na música uma forma de se expressar. A chamada Revolução do Canto, iniciada naquela época, foi um conjunto maciço de protestos musicais contra o governo soviético, que animou a população local e reafirmou sua identidade nacional em um momento importante. Em 1991, devido a esses esforços, a Estônia recuperou sua independência.
(Fonte: Getty Images)
Você talvez já tenha escutado falar por aí a respeito de seres humanos com habilidades vocais tão surpreendentes que suas vozes são capazes de estourar uma taça de vidro sem qualquer tipo de toque físico. Mas será que tudo isso é verdade? Por incrível que pareça, a música realmente tem esse poder.
A quebra dos vidros, embora seja consideravelmente perigosa e nenhum um pouco fácil, pode ser feita se você conseguir acertar as notas musicais certas. Caso a frequência vocal se iguale a frequência de vibração do vidro, a explosão é certeira. Impressionante, não é mesmo?
Leia também: É realmente possível quebrar vidro usando a voz?
(Fonte: Getty Images)
Cantar e ouvir canções não apenas faz o seu dia mais feliz, como também pode ser excelente para a saúde humana. Em alguns casos, a música pode ser usada até mesmo para controlar o nível de dor sentida — o que obviamente não substitui a importância de um tratamento médico devido.
A música é extremamente forte por conseguir se conectar com os centros emocionais de nosso cérebro, ajudando a reduzir o estresse, a depressão e a ansiedade quando ouvimos canções que gostamos. Possivelmente, a razão para tamanho sucesso se deve pelas endorfinas liberadas durante o evento de prazer musical.