Artes/cultura
30/07/2023 às 12:00•2 min de leitura
A água é um dos elementos mais fundamentais para a vida humana – não por acaso, 70% do nosso corpo é composto por ela. Por isso, hidratar-se adequadamente é uma prerrogativa básica para ter uma boa saúde e garantir que todas as funções essenciais do organismo operem sem maiores problemas.
Contudo, algumas escolhas feitas na alimentação podem favorecer o efeito indesejável da desidratação. Abaixo, confira os seis alimentos, bebidas e ingredientes que podem prejudicar a hidratação do seu corpo.
(Fonte: Getty Images)
Os alimentos processados (como salgadinhos, bolachas e conservas), ou seja, os que passaram por processos industriais, costumam ter alto teor de sódio. Seu consumo em abundância pode levar a um estado de desidratação, mesmo que você esteja bebendo água ao mesmo tempo.
Para completar, essas comidas são viciantes – pense, por exemplo, em quem consegue comer poucas batatas fritas de um saco. Por isso, o melhor a fazer é optar, sempre que for possível, por comidas frescas que não passaram por tratamento químico nas indústrias. Além de favorecer a hidratação, elas fornecem mais vitaminas e nutrientes.
(Fonte: Getty Images)
Tomar uma cerveja ou uma taça de vinho, para quem gosta, é uma delícia. Mas, em exagero, o hábito pode causar a perda de líquidos no corpo. Isso porque o álcool age como um diurético, favorecendo a desidratação. O efeito acontece porque o organismo começa a tentar expelir os ingredientes pouco saudáveis presentes na bebida.
Um jeito de fugir disso é alterar a ingestão de bebida alcoólica com copos de água. Você pode também colocar um pouco de água com gás num drinque para que este efeito se minimize. Outra sugestão é evitar beber no sol, pois o corpo começa a suar e tende a se desidratar ainda mais rápido.
(Fonte: Getty Images)
As bebidas com cafeína (como café, alguns chás, energéticos e refrigerantes) também agem como diuréticos, levando ao aumento da perda de líquidos e trazendo mais chances de desidratação. Isso se acentua quando elas são consumidas em grandes quantidades.
Isso não quer dizer que essas bebidas não tragam benefícios à saúde. A dica aqui, mais uma vez, é não exagerar e alterná-las com o consumo de água pura.
(Fonte: Getty Images)
As deliciosas frituras têm muita gordura e sódio, o que faz com que o corpo comece a utilizar uma grande quantidade de água para poder metabolizá-las Além disso, em excesso, os alimentos fritos também causam vários outros danos à saúde.
Por isso, o ideal é trocá-las por alimentos assados, cozidos ou crus sempre que possível. Com certeza, o organismo vai agradecer.
(Fonte: Getty Images)
O molho de soja pode dar um toque a mais às receitas, mas atenção: ele é extremamente rico em sódio. Mesmo quando consumido em baixas quantidades, ele pode ocasionar um aumento significativo na ingestão de sódio e provocar a desidratação.
Se você gosta muito desse molho, a melhor solução é procurar versões com pouco sódio, que costumam também ficar disponíveis nos mercados. Outra ideia é experimentar outras formas de temperar as comidas.
(Fonte: Getty Images)
As proteínas são fundamentais ao organismo porque ajudam a construir e reparar os tecidos do corpo. Contudo, quem mantém uma dieta com muita quantidade de proteínas pode sobrecarregar os rins, o que faz com que eles precisem de mais água para poder eliminar os resíduos.
Se você pratica uma dieta desse tipo, a sugestão é também caprichar nas frutas e vegetais, que possuem alta quantidade de água e podem ajudar a equilibrar o corpo.