Artes/cultura
16/08/2023 às 03:00•2 min de leitura
Beber água é uma tarefa importante para qualquer ser vivo que habita o nosso planeta. Entretanto, há alguns conceitos espalhados entre as pessoas sobre essa prática que nem sempre se comprovam verdadeiros.
Por exemplo: será que você realmente precisa beber oito copos de água por dia? Café pode fazer com que seu corpo fique desidratado?
Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre a desidratação.
(Fonte: GettyImages)
Você certamente já deve ter ouvido alguém dizer por aí que uma pessoa saudável precisa beber oito copos de água por dia. Porém, isso serve apenas como uma espécie de parâmetro, já que vários outros fatores devem ser considerados.
Apenas para citar alguns exemplos:
Por conta disso, o ideal é seguir o que recomendado por médicos caso você tenha alguma necessidade e lembrar-se de hidratar seu corpo sempre que necessário, especialmente em dias de verão.
(Fonte: GettyImages)
Amantes de café possivelmente já foram criticados em algum momento por alguém que disse algo do tipo "beber café vai te deixar desidratado". É verdade, essa bebida de fato possui um efeito diurético e vai aumentar a produção de urina, mas é preciso lembrar de algo muito importante: café também é feito com água.
O que é preciso ficar de olho é no uso de suplementos que contenham cafeína ou beber quantidades exageradas de café ao longo do dia. Se isso acontecer, aí de fato você vai precisar se hidratar bem mais para não ter nenhum problema, mas consumir uma xícara ou outra da bebida ao longo do dia passa longe de ser uma ameaça.
(Fonte: GettyImages)
Quem pratica esportes com frequência certamente já usou alguma bebida específica para ajuda a se manter hidratado e especialmente repor os eletrólitos perdidos ao fazer sua corrida ou outra atividade. E, de fato, esses líquidos especiais ajudam bastante na reposição de minerais e na hidratação.
Vale mencionar ainda que, caso não seja uma pessoa que pratica muita atividade física, a boa e velha água já é o bastante para se manter hidratado.
(Fonte: GettyImages)
Muitas pessoas interpretam a sede apenas como um sinal de que o corpo precisa de água, mas, na verdade, isso já é um indicativo de que você já está desidratado.
Esse alerta deve ser levado em consideração especialmente se você pratica alguma atividade física ou em dias mais quentes, já que sede é o primeiro alerta emitido pelo nosso corpo de que a barrinha de hidratação começou a ficar desregulada. Por conta disso, o ideal é beber água em intervalos regulares.
(Fonte: GettyImages)
Bem, já tivemos notícias de pessoas que beberam água em excesso durante o dia e passaram mal, mas não há nenhum problema em beber 14 copos de água por dia, por exemplo (especialmente no calor).
No fim das contas, o que vale é ficar de olho nos excessos, já que muita água no corpo vai acabar diminuindo os níveis de sódio e outros eletrólitos, além de ocasionar problemas como náusea, dores de cabeça e fadiga. Dessa forma, basta ficar atento aos sinais que o seu próprio corpo emite para saber se está exagerando na hidratação.