Esportes
30/09/2023 às 09:00•2 min de leitura
Se você não está dormindo o suficiente durante a noite, uma soneca à tarde pode reduzir os riscos associados à privação de sono, de acordo com uma pesquisa de 2020 publicada na revista Sleep. Além disso, a curto prazo, uma soneca pode ajudar você a se sentir mais alerta, focado e de bom humor.
Mas é normal acordar com fome, mesmo após uma dormidinha?
(Fonte: Getty Images)
Existem várias teorias sobre por que algumas pessoas podem sentir fome após uma soneca, mas a principal está relacionada ao hormônio do crescimento, explica Amber Core, uma nutricionista do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, ao site The Healthy. "Há uma ampla variabilidade em quanto o hormônio do crescimento aumenta durante o sono", diz Core, "mas com as sonecas da tarde, a liberação do hormônio do crescimento tende a ser muito maior do que em qualquer outro momento", explica.
O hormônio do crescimento desempenha um papel fundamental em nossos sentimentos de fome, pois ajuda a reparar o corpo contra danos e fadiga. "Quando o hormônio do crescimento aumenta, ele diz ao corpo para aumentar a ingestão de energia por meio dos alimentos para ajudar na energia necessária para a reparação", finaliza.
(Fonte: Getty Images)
Cada pessoa tem uma necessidade de sono individual — e se você não estiver atendendo a sua durante a noite, as sonecas podem ajudá-lo a compensar esse problema. Mas, se você estiver sendo constantemente privado de sono, provavelmente perceberá que está mais faminto durante o dia, inclusive após as sonecas.
Isso ocorre porque a falta de sono pode aumentar os níveis de cortisol e grelina no organismo. A grelina é o hormônio da fome do corpo, que estimula seu apetite. Já o cortisol é um hormônio do estresse, e muitas pessoas recorrem aos alimentos como um conforto para reduzir o estresse e aumentar a dopamina. Se identificou por aí?
(Fonte: Getty Images)
Os níveis de açúcar no sangue flutuam levemente ao longo do dia — e fatores como pular uma refeição, fazer um treino intenso ou enfrentar muito estresse podem causar quedas temporárias. "Um efeito colateral comum da baixa de açúcar no sangue é a fome intensa, à medida que o corpo tenta trazer o açúcar no sangue de volta à sua faixa normal", explica Cole.
Para pessoas com diabetes descontrolada, o oposto pode causar o mesmo problema. "Se o açúcar no sangue permanecer elevado nos casos de diabetes, os sinais de fome podem ser muito altos, já que o açúcar no sangue não está entrando nas células para ser convertido em energia", diz Cole. "Essa falta de energia causa aumento da fome, mesmo quando está sendo consumida energia suficiente".
(Fonte: Getty Images)
Se você acordar com fome após uma soneca, tente beber um copo de água para aliviar a sede que pode estar disfarçada como um sinal de fome. Beber água também pode ajudar a suprimir os altos níveis de grelina, enquanto a desidratação pode mantê-los elevados.
Se sua fome persistir, os carboidratos complexos e as proteínas são os maiores aliados na redução dos níveis de grelina. Para satisfazer seu apetite pós-soneca sem arruinar seus planos de jantar, opte por um lanche que combine ambos os macronutrientes, como o pão integral com queijo cottage, ou um iogurte grego com frutas e granola. Agora, é só correr para o travesseiro e curtir um soninho gostoso e saudável!