Estilo de vida
17/12/2019 às 13:20•2 min de leitura
Nessa década de 2010, infelizmente, muitas espécies de animais foram extintas. Com efeito, isso ocorreu devido a uma série de fatores tais como: destruição do habitat natural pelos seres humanos, introdução proposital de espécies invasoras nos habitats naturais de certos animais, poluição, desmatamentos por conta do agronegócio ou ainda mudanças climáticas.
Serão listadas adiantes algumas espécies que foram extintas nessa década.
Trata-se de uma espécie de ave cantora de pequeno porte e que esteve presente em diversas partes do planeta, mas principalmente nas ilhas do Pacífico. Não é vista desde 1969, mas foi oficialmente extinta em 2016.
Essa espécie de ave foi criada em meio a bambuzais na Polinésia Francesa e os naturalistas registraram o animal até o começo do século XX. Devido à introdução forçada de gatos e ratos selvagens nas ilhas, essa espécie foi oficialmente extinta em 2016.
Um estudo atual de fósseis nas Bermudas descobriu que havia uma espécie exclusiva de coruja na ilha de Bermudas no século XVII. Devido à derrubada de árvores pelos colonizadores e à vinda de predadores invasores, como gatos e ratos, ela foi declarada extinta em 2014.
O Iznik era um peixe de água doce encontrado na bacia do lago Iznik, na Turquia, até o fim do século XX. Por conta da indústria pesqueira, que encheu o lago com outras espécies, ele acabou desaparecendo por completo e após pesquisas e tentativas de capturas, foi declarado extinto em 2014.
Este lagarto natural do Caribe não havia sido mais visto desde 1937. Após intensos estudos, que não foram bem-sucedidos em encontrar o animal, ele foi considerado extinto em 2015.
Pesquisadores conseguiram coletar apenas uma espécie de rato-canguru, também conhecida como rato-canguru-do-deserto. Desde 1933, ele não é mais visto. Por conta disso e depois de vários esforços na tentativa de encontrá-lo, foi classificado como extinto em 2016.