Estilo de vida
11/05/2020 às 06:00•2 min de leitura
É comum vermos diversas fotos e vídeos virais de cachorros pela internet, mas Blaze, da raça labrador retriever, ficou famoso por um motivo muito peculiar: a mudança na coloração de seu pelo por conta de uma doença, o vitiligo. Uma foto mostrando a transformação do animal foi postada no grupo Dogspotting Society, no Facebook, onde recebeu cerca de 32 mil curtidas e quase 3 mil comentários, além de ter sido republicada em outras redes sociais e até mesmo veículos de mídia.
Apesar de ter a doença, o animal não apresentou nenhuma alteração no pelo até o ano passado, quando seu dono percebeu uma mancha branca em sua orelha. A princípio, o humano não se importou muito com esse detalhe, mas o pequeno sinal começou a se espalhar rapidamente pelo corpo de Blaze, fazendo com que seu pelo, que antes era totalmente preto, agora ficasse parcialmente branco.
Labrador preto com vitiligo vira sensação na internet. (Fonte: Oddity Central /Divulgação)
O vitiligo é uma doença caracterizada pela despigmentação da pele na forma de manchas. Ela atinge humanos e também diversas outras espécies de animais. Ela surge quando as células responsáveis pela pigmentação da derme ou dos pelos morrem ou deixam de cumprir sua função.
Ela não é uma doença que causa algum tipo de dano à saúde, ocasionando apenas mudanças estéticas. Vitiligo também não tem cura, sendo seu tratamento (até então, exclusivo para humanos) feito apenas para diminuir o efeito das manchas pelo corpo.
De acordo com o dono do cãozinho em declaração para o site Bored Panda, "Blaze é um cachorro saudável e muito enérgico. Ele está sempre pronto para acompanhá-lo onde quer que você vá. Ele gosta de fazer as pessoas felizes e colocar sorrisos em seus rostos”.
Blaze em uma foto recente postada nas redes sociais. (Fonte: Instagram / Reprodução)
Blaze está com grande parte do corpo coberto com pelos brancos, sintoma do vitiligo. (Fonte: Instagram / Reprodução)