Artes/cultura
25/08/2020 às 12:00•1 min de leitura
Após a confirmação do primeiro caso de reinfecção por coronavírus, ontem (24), em Hong Kong, mais dois casos semelhantes foram relatados nesta terça-feira (25): um na Bélgica e outro na Holanda. A informação foi divulgada pelo canal de TV holandês NOS.
De acordo com a emissora, o caso ocorrido no país, confirmado pela virologista Marion Koopmans, envolve um idoso com o sistema imunológico debilitado. Já a situação relatada na Bélgica tem uma mulher como paciente, que testou positivo para a covid-19 em março, pela primeira vez, e novamente em junho, pela segunda vez.
Segundo Koopmans, todas as infecções pelo Sars-CoV-2 apresentam um código genético diferente. E para que seja caracterizada a recontaminação, é necessário provar a diferença entre a impressão digital do agente patológico na primeira vez e na segunda — isso foi feito no paciente de Hong Kong e também nos dois europeus.
São necessários testes em laboratório para comprovar a reinfecção.
Ainda conforme a virologista, os infectados que apresentam sintomas mais graves da doença desenvolvem uma maior quantidade de anticorpos em comparação com os casos leves. No entanto, isso não é garantia de imunidade. “Que alguém apareça com reinfecção não me deixa nervosa. Temos que ver se isso acontece com frequência”, comentou.
Os casos de pessoas reinfectadas pelo novo coronavírus, como os três surgidos nas últimas horas, não parecem ser comuns, de acordo com a porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) Margaret Harris.
Para ela, que não descarta o surgimento de novos casos de reinfecção, o número de relatos é bastante reduzido em comparação com os mais de 23 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo, até o momento, o que demonstraria se tratar de um evento sem regularidade.
A entidade acredita que a vacina contra covid-19 dará uma imunidade mais forte do que a obtida após a infecção natural, podendo proteger a população por muito mais tempo.
Reinfecção por coronavírus: novos casos são registrados na Europa via TecMundo