Artes/cultura
10/10/2020 às 11:00•2 min de leitura
Como você deve imaginar, o processo evolutivo não foi exclusivo para os humanos e animais, com muitas plantas sofrendo alterações ao longo dos séculos. Muitos vegetais e legumes que consumimos atualmente já foram bem diferentes no passado, como é o caso da cenoura, que possuía variações mais pálidas ou arroxeadas muito destoantes da famosa coloração alaranjada.
Separamos uma lista com quatro frutas que mudaram bastante com o passar dos anos, e você pode conferir abaixo:
Sendo extremamente popular aqui no Brasil, a banana é muito utilizada em nossa culinária, marcando presença em receitas doces e salgadas. Mas no início do século 20, seu sabor não se assemelhava nada com o que conhecemos hoje. Isso porque naquela época, o tipo mais consumido chamava-se Gros Michel, que foi amplamente exterminado por uma doença fúngica conhecida como Mal do Panamá.
Porém, uma alteração no gosto não é tão significativa se considerarmos que esta fruta já chegou a ter sementes grandes e duras, que atrapalhavam muito na hora de comê-la.
A maior mudança no pêssego foi o seu tamanho, pois originalmente ele não era maior do que uma cereja. A criação seletiva e manipulação por parte dos agricultores ao longo dos séculos serviram para destacar as qualidades mais favoráveis da fruta e modificar o seu sabor, passando de um gosto muito parecido com lentilha para aquele que conhecemos atualmente.
Reconhecida nos dias de hoje como uma grande aliada da saúde, além de um diurético natural, a melancia nem sempre foi tão vermelha e rica em líquidos. E isso se torna notável na pintura do artista italiano Giovanni Stanchi, que apresenta uma versão bem diferente desta fruta.
A mudança ocorreu porque, a partir do século 17, ela foi “domesticada” e criada seletivamente para produzir o máximo de alimento possível, o que também alterou sua cor interna de um tom mais escuro para o vermelho brilhante com o qual estamos acostumados.
Você deve estar estranhado a presença da berinjela nesta lista, mas ela é um fruto, originado da planta Solanum melongena. Com uma história evolutiva bem rica e diversa, já apresentou muitas cores, como verde, amarelo e branco; além de um tamanho arredondado parecido com o tomate.
Contudo, o fato mais estranho é que a berinjela costumava ter uma “espinha” proeminente que ia de uma ponta até a outra, e isso foi alterado pelo mesmo motivo da melancia: garantir mais alimento a cada safra.