Ciência
31/10/2020 às 12:00•2 min de leitura
O prêmio de fotografias do clima The Weather Photographer of the Year, da Royal Meteorological Society em parceria com a AccuWeather, divulgou seus vencedores entre mais de 7000 profissionais participantes.
Confira a seguir uma seleção de seis fotografias impressionantes do concurso, com paisagens e climas do mundo todo:
Esta foto foi tirada na famosa Brooklyn Bridge, na cidade de Nova York. Sulgan criou a imagem durante uma nevasca fortíssima no inverno de 2018, fruto do fenômeno El Niño, que esquenta as águas e afeta os padrões de vento e chuva, alterando o clima globalmente.
Este é o lago Baikal, o maior e mais fundo lago de água doce do mundo, em 2013. Ele fica na Rússia, no sul da Sibéria, próximo a fronteira da Mongólia.
Com temperaturas caindo ao longo do inverno, o congelamento desigual de partes do lago faz blocos de gelo serem empurrados para cima.
A neblina criou um efeito mágico nesta imagem feita no Vietnã, no distrito de Tan Son. Ela pode durar muitos dias nesta região, especialmente no inverno.
Tirada em Swansea, no País de Gales, em março de 2020. Um pônei semi-selvagem se alimenta em frente a um arco-íris de 180 graus, pouco antes da chuva.
A fotógrafa comentou que fez a imagem em apenas alguns minutos, pois não sabia por quanto tempo o arco-íris duraria.
A imagem desta shelf cloud foi feita em 2017 na cidade de Umago, na Croácia. “Shelf cloud” ou “nuvem prateleira” é um fenômeno que geralmente precede uma tempestade.
Esta foto foi tirada em 2019 com um drone no vilarejo de Baghopara, em Bangladesh. Durante a seca, moradores da região cortam caminho entre um vilarejo e outro pelos campos desertos.