Porco selvagem é arte rupestre com animal mais antiga do mundo

20/01/2021 às 13:001 min de leitura

Um estudo publicado em janeiro pela Science Advances revelou o desenho de um porco selvagem considerado a arte rupestre mais antiga do mundo que retrata um animal. Os desenhos mostram o bicho observando dois outros animais não identificados. Porém, as gravuras não parecem estar finalizadas ou podem ter sido degradadas com o tempo.

Além disso, duas mãos humanas também aparecem na parte traseira do porco. Por fim,  há também um desenho abstrato que parece indicar a presença de uma quarta figura na cena.

(Fonte: Oktaviana/Live Science/Reprodução)
(Fonte: Oktaviana/Science Advances/Reprodução)

A arte rupestre e o porco selvagem

Segundo os pesquisadores, a ilustração tem cerca de 45 mil anos e foi encontrada na ilha indonésia de Sulawesi. Para os arqueólogos, o suíno representa a ilustração de um animal mais antiga encontrada até hoje. Os desenhos foram identificados em uma caverna, característica predominante da arte rupestre.

Embora o estudo tenha sido publicado só agora em 2021, os desenhos foram encontrados por Basran Bruhan em 2017. O arqueólogo liderou uma equipe para buscar atividade humana em cavernas de Sulawesi. As gravuras foram achadas em um local conhecido como Leang Tedongne.

(Fonte: Maxime Aubert/Live Science/Reprodução)
(Fonte: Maxime Aubert/Science Advances/Reprodução)

Para determinar a idade da pintura, os cientistas analisaram a presença de urânio radioativo nas pedras calcárias. O elemento desce de forma natural nas pedras conforme a água escorre pelas paredes da caverna. Então, essa água dissolve pedaços de calcário e urânio. Como o elemento se forma por um período determinado, os cientistas podem estimar uma idade mínima dos desenhos.

Uma das características mais interessantes da arte rupestre é a presença de dois pigmentos de cores diferentes. Logo, os pesquisadores acreditam que a cena do porco selvagem pode ter sido feita em diferentes períodos e não ter sido finalizada pelos mesmos homens.

Além dos desenhos já encontrados, o grupo de pesquisadores espera descobrir novos indícios de arte rupestre em Sulawesi.