Artes/cultura
11/03/2021 às 06:00•2 min de leitura
Uma empresa de Minnesota criou o que chama de “a roupa íntima mais limpa do mundo”. As vestimentas são autolimpantes e podem ser usadas diariamente durante semanas, e até meses, sem ficar malcheirosas.
HercLéon, um grupo de inovação de materiais conhecido por criar as primeiras meias, camisetas e lençóis autolimpantes do mundo agora está lançando a linha Kribi na indústria de roupas íntimas.
As peças são feitas com um tecido antibacteriano. Este material, denominado HercFiber, destrói continuamente todas as bactérias e permanece limpo sem a necessidade de lavagem. O único cuidado necessário é deixar a peça “arejar” um pouco depois do uso. No dia seguinte, a peça pode ser usada normalmente.
Segundo a empresa, o HercFiber é feito com uma mistura de fibras de bambu, eucalipto, madeira e cobre. O cobre é antibacteriano e “estabiliza e cura” a pele. Quando usado em roupas íntimas, ele retarda a reprodução de bactérias e as elimina.
Imagem: HercLéon/Divulgação
Os criadores da Kribi dizem que, embora o HercFiber ainda seja suscetível a bactérias causadoras de odores, esse cheiro não dura nas peças, diferentemente do que acontece no algodão e no poliéster.
De acordo com reportagem do Oddity Central, Venceslau Muenyi, fundador e diretor criativo da HercLéon, teve a ideia de criar as roupas autolimpantes durante uma viagem na Islândia. Ele havia embalado apenas uma mochila de roupas, mas percebeu que a quantidade de peças não seria suficiente, pois algumas roupas começaram a cheirar mal depois de vestidas. Isso o fez pensar em uma solução sustentável para o problema.
O objetivo principal da criação de um tecido autolimpante era criar um tecido que exigisse o mínimo de lavagem, para que você pudesse usá-lo por vários dias sem precisar lavá-lo.
A HercLéon lançou a cueca autolimpante Kribi na plataforma de crowdfunding Indiegogo, no ano passado, e ela rapidamente se tornou a roupa íntima mais financiada da história da plataforma, com mais de US$ 150 mil arrecadados. A empresa deveria começar a enviar a cueca para patrocinadores em julho do ano passado, mas por causa da pandemia não há notícias de quando ela estará disponível para todos.