Artes/cultura
06/05/2021 às 07:30•2 min de leitura
Um foguete chinês descontrolado, que deve reentrar na atmosfera terrestre neste fim de semana, tem causado preocupação, pois não se sabe onde ele cairá. O local exato será determinado horas antes do acontecimento e por isso não se descarta a chance de queda em áreas habitadas.
Os destroços do impulsionador se tornarão os mais recentes integrantes do grupo de lixos espaciais reentrando na Terra. Nele, há alguns itens curiosos, que relembramos a seguir com a lista de 6 objetos inusitados e perigosos que já caíram do espaço.
(Fonte: Pixabay)
Lançada em 1982 pela então União Soviética, a estação espacial Salyut 7 ficou em órbita por quase 10 anos. Mas no momento da sua reentrada, a queda controlada falhou e destroços foram parar na Argentina. Entre eles, estava um chuveiro.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Destroços do foguete Delta 2 se espalharam pelos EUA em janeiro de 1997. Um deles, um fragmento do isolamento térmico da nave, atingiu uma mulher que andava pelas ruas da cidade de Oklahoma, sem causar ferimentos graves. Já o tanque de combustível por pouco não caiu em uma casa no Texas.
(Fonte: Live Science/Reprodução)
Uma curiosa rocha espacial com a cor do arco-íris caiu na Costa Rica em 2019, chamando a atenção pelas tonalidades diferentes daquelas normalmente encontradas nos meteoritos.
(Fonte: G1/Reprodução)
Em 2012, moradores de um povoado no Maranhão se assustaram com a queda de um globo metálico vindo do espaço. A peça curiosa, que caiu no quintal de uma casa, era o tanque de combustível do foguete Ariane-4.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O satélite soviético Kosmos 954 espalhou grande quantidade de lixo nuclear no norte do Canadá, durante sua reentrada em 1978. O material radioativo fazia parte do gerador de energia nuclear da espaçonave.
(Fonte: NASA/Divulgação)
O trágico acidente do ônibus espacial Columbia, durante a reentrada em fevereiro de 2003, que resultou na morte dos sete tripulantes, espalhou milhares de destroços em chamas pelos estados do Texas e da Louisiana, nos EUA, atingindo casas, escolas e empresas, mas sem deixar feridos.