Artes/cultura
07/05/2021 às 08:43•2 min de leitura
Você provavelmente já deve ter visto algum cão arrastando a bunda no chão, no tapete ou na grama. A cena, que pode ser engraçada ou até embaraçosa, dependendo de onde ocorrer, geralmente não é uma brincadeira do pet. Ela está relacionada a alguma coceira.
Esta irritação na região do ânus pode surgir devido a diferentes fatores, deixando o animal inquieto. Como as suas patas não alcançam tal parte do corpo, a melhor maneira de aliviar o incômodo é arrastando a bunda no chão, atitude que sempre chama a atenção.
Conheça alguns dos problemas que podem levar à coceira e irritação, fazendo o cachorro esfregar o bumbum no chão.
(Fonte: Freepik)
Os cães possuem glândulas ao redor do ânus responsáveis por liberar uma substância ao defecar, que funciona como um “marcador de território”. No entanto, o fluido pode acumular se elas não funcionarem corretamente, gerando desconforto e fazendo-o se arrastar no solo em busca de alívio.
(Fonte: Jim's Dog Wash/Reprodução)
Parasitas intestinais como as tênias também costumam ser a causa do problema, gerando muita coceira no ânus — pontos brancos nas fezes podem indicar a presença do verme.
(Fonte: Unsplash)
Os pets que passam por uma crise de diarreia costumam esfregar as nádegas na grama ou em outro piso para eliminar qualquer resíduo após defecarem.
(Fonte: Pixabay)
A tosa higiênica pode gerar irritações na pele, principalmente se for realizada com muita frequência. O uso de perfumes e produtos de higiene na cauda e ao redor do traseiro, assim como as escovações, são outros causadores de irritações.
(Fonte: Petful/Reprodução)
A porção final do intestino grosso pode se projetar pelo ânus em ocorrências mais graves de diarreia e constipação, causando dor e muito desconforto. Nestes casos, os cães ficam mais sentados, sem querer se levantar.
(Fonte: Pixabay)
Outro possível motivo para o cão arrastar a bunda no chão é a alergia causada por alimentos. Determinados tipos de dieta canina podem afetar o funcionamento das glândulas anais, resultando na inflamação delas.
Além de prestar atenção aos hábitos do animal, a melhor maneira de descobrir a causa do problema em relação ao seu cão é levá-lo ao veterinário.