Ciência
12/09/2021 às 12:00•1 min de leitura
Basta o tempo esquentar um pouco para bater aquela vontade de tomar um sorvetinho. Os brasileiros consomem, em média, 5,44 litros de sorvete por ano. Não é tanto quanto os líderes do ranking — para quem está curioso, é a Nova Zelândia — mas é uma quantidade significativa.
Só que você já notou que logo após tomar um sorvete ou comer um docinho, a gente começa a ficar com sede? Siga lendo que vamos explicar exatamente por que isso acontece.
Quando você consome algo doce, o açúcar é digerido no estômago e logo depois vai para a corrente sanguínea. Assim que essas partículas chegam no seu sangue, elas começam a circular por todo o seu corpo.
(Fonte: PXHere/Reprodução)
Isso altera a composição sanguínea, que passa a ser menos líquida. Ao mesmo tempo, as partículas de açúcar no sangue que circulam pelo corpo vão fazendo com que a água saia das suas células e vá para a corrente sanguínea. Isso restaura o equilíbrio de líquidos na composição do seu sangue.
O hipotálamo, que fica situado na base do cérebro, então percebe essa concentração elevada de açúcar e cria um alerta para você consumir mais água. É isso que causa a sensação de sede.
Para repor os líquidos que suas células perderam, o recomendado é que você sempre tenha uma garrafinha de água por perto quando for tomar sorvete ou comer um docinho.
Fonte: PXHere/Reprodução
É por isso que, em alguns lugares, é comum comer cookies com leite ou apreciar uma fatia de bolo junto de um belo copo de suco.
O que não vai ajudar é tomar sucos com açúcar, limonadas ou chocolate quente junto de algo doce. Isso porque você vai confundir o sistema de equilíbrio de energia do seu corpo. Afinal, você vai consumir mais açúcar, além de colocar para dentro calorias que terão pouca utilidade para o seu organismo.