Artes/cultura
29/11/2022 às 09:04•2 min de leitura
29 de novembro celebramos o Dia Nacional da Onça-Pintada. Nesta data, no ano de 2018, a onça-pintada foi oficialmente reconhecida como o “símbolo brasileiro da conservação da biodiversidade”. A preservação desta espécie, portanto, é um compromisso de todos nós.
Para celebrar este marco, contamos neste texto 8 curiosidades sobre este animal incrível.
(Fonte: WWF)
Provavelmente a marca mais distinta deste exuberante animal são as manchas pretas que ele tem no pelo, chamadas de "rosetas". O mais curioso é que as rosetas funcionam como impressões digitais das onças-pintadas: elas nunca se repetem de um bicho para o outro. Por isso, elas podem ajudar a identificá-las.
(Fonte: Conexão Planeta)
Assim como a maioria dos grandes felinos, a onça-pintada tem uma dieta chamada na biologia de feast or famine. Em bom português, quer dizer que ela ou se esbalda em um belo banquete ou fica com fome. Por isso, a onça consegue ficar até uma semana sem comer nada — mas, quando come, é capaz de devorar muitos quilos de carne.
(Fonte: G1)
Pode parecer difícil de acreditar, mas a onça-preta é ainda uma onça-pintada, só que com uma grande quantidade de melanina no corpo. Trata-se de uma mutação genética que alguns bichos sofrem. Por isso, são também chamados de "onças melânicas". O mais curioso é que, se olharmos bem de perto, dá para ver as rosetas nesta onça.
(Fonte: WWF)
A onça-pintada é o terceiro maior felino do mundo — fica atrás apenas do tigre e do leão. Como estes animais não são nativos das Américas, ela angaria o posto de maior felino neste continente.
A onça-pintada pode chegar a até 1,70 metro de comprimento e pensar cerca de 120 quilos. As que existem no Pantanal são as maiores de todas.
(Fonte: Acontece no RS)
Diferente dos gatos domésticos, a onça-pintada não foge da água. Na verdade, ela se adaptou para viver em ambientes úmidos e nada superbem. Por isso, eventualmente ela é vista nadando em lagos, rios e pântanos.
(Fonte: Extra)
As onças-pintadas, definitivamente, não recusam comida. Como caçadoras, elas tendem a aproveitar todas as oportunidades e atacam quase tudo o que encontram. No cardápio, estão animais como capivaras, veados, jabutis, iguanas, tatus, peixes, macacos, antas e até os jacarés, que são grandes predadores.
(Fonte: Conexão Planeta)
A gravidez de uma onça dura cerca de 14 semanas até que ela dê à luz geralmente dois filhotinhos (eventualmente, podem nascer até quatro oncinhas). Eles nascem com apenas cerca de 700 a 900 gramas, mas crescem bem rápido. Aos dois anos de idade, os machos geralmente são 50% mais pesados que as fêmeas.
(Fonte: MDig)
A onça-pintada tem a mordida mais forte entre todos os felinos. Seus dentes são tão poderosos que conseguem romper a pele dos crocodilos e os cascos das tartarugas. A força exercida por sua mandíbula é capaz de matar presas que tenham entre três a quatro vezes o seu próprio peso. Geralmente as onças fazem isso mordendo atrás do crânio da vítima.
Além disso, tal como o gato doméstico, a onça-pintada tem uma língua cheia de protuberâncias pontiagudas. Estas pontas, chamadas de papilas, servem para raspar a carne dos ossos.