Esportes
17/03/2023 às 02:00•2 min de leitura
Cachorros são criaturas extremamente afetivas que adoram estar por perto dos seres humanos, ao ponto que dificilmente conseguimos resistir ao ímpeto de acariciá-los o tempo todo. Porém, será que você realmente sabe por que o seu cão gosta tanto de receber carinho todas as horas?
A carência canina pode ser tão grande ao ponto deles ficarem extremamente incomodados se pararmos de tocar seus pelos por um mísero segundo. Para entender mais sobre essa situação, nós reunimos algumas pesquisas científicas que tentam explicar esse comportamento. Leia os próximos parágrafos para aprender mais sobre o seu animal de estimação!
(Fonte: Repositório de imagens NZN)
Qualquer simples observador responderia que os cães adoram receber carinho humano porque amam ser nossos animais de estimação. No entanto, o que diz a ciência? De acordo com os pesquisadores, interações positivas entre humanos e cachorros, como abraços e carícias, fazem com que ambas as espécies tenham um aumento de ocitocina, também chamado de "hormônio do amor".
Além disso, os cachorros são animais sociais e tendem a interpretar os carinhos no pelo como um sinal de cuidado que seu humano está tendo com ele — algo parecido com o que os macacos fazem na natureza para demonstrar afeto aos seus entes próximos. No entanto, esse carinho costuma ser uma via de mão única.
Exceto pelas vezes em que eles nos lambem, é muito menos provável que o seu cão ofereça o mesmo tipo de carinho que você o fornece diariamente. E qual a razão por trás disso? Os pesquisadores acreditam que esse comportamento de higiene social tenha provavelmente evoluído junto com a domesticação canina.
(Fonte: Repositório de imagens NZN)
Quando falamos sobre cães, precisamos ter em mente que cada pessoa possui um animal de estimação singular. Isso quer dizer que todo cachorro possui uma personalidade própria, assim como os seres humanos. Sendo assim, nem todo cão gosta de receber carinho nas mesmas partes do corpo que a maioria.
Dito tudo isso, existem algumas áreas que despertam mais interesse neles do que outras. E quais são elas? Nesse sentido, os pontos ideais tendem a ser aqueles que eles não conseguem alcançar sozinhos ou áreas onde não se sentem vulneráveis. Queixo, costas, ombros e peito tendem a ser os locais preferidos para receber uma carícia.
Embora a barriga costume ser o ponto de maior vulnerabilidade entre os animais, um cão quando se sente muito confortável perto de um humano pode deixar essa área do corpo exposta para receber uma pequena "massagem". Porém, é necessário sempre ter cuidado e ver de perto como o animal está reagindo as suas ações. Segundo especialistas, é uma boa ideia evitar acariciar ou agarrar o rabo, pés, pernas e orelhas de um cachorro, pois essas são áreas muito sensíveis do corpo e podem trazer grande desconforto para seu pet.
De qualquer forma, desde que você observe todos os sinais atentamente, o seu cão ficará mais do que feliz se você se mostrar disposto a acariciá-lo 24 horas por dia nos sete dias da semana!