Artes/cultura
20/03/2023 às 04:00•2 min de leitura
Quem tem bichos de estimação sabe como certos animais como cachorros e gatos adoram um carinho na cabeça, no pescoço, nas costas e até na barriga.
Mas você já se perguntou o motivo de estes bichinhos gostarem tanto de ser acariciados?
Quando fazemos carinho no nosso gato ou cachorro é perceptível o quanto eles gostam de ter seus pelos afagados, mas o motivo deste comportamento ainda era um mistério. Acontece que essa predileção por contato físico mais leve e carinhoso não é exclusivo de bichos de estimação, mas sim um traço compartilhado pela classe dos mamíferos — incluindo humanos.
Com a intenção de descobrir um pouco mais sobre o assunto, cientistas monitoraram ratos de laboratório e descobriram que certos neurônios destes animais reagiam positivamente a toques mais gentis. Denominados MRGPRB4+, estes neurônios parecem causar sensações de calma e prazer e só eram ativados quando os ratinhos recebiam carinho.
Animais de estimação como cachorros e gatos adoram ser acariciados
Assim como nos humanos, a pele dos animais é cheia de receptores que reagem de diferentes formas aos mais variados tipos de estímulos, do mais leve ao mais forte, mas os neurônios MRGPRB4+ só eram ativados quando o toque recebido era gentil. O próximo passo do estudo foi criar ratos geneticamente modificados para que os MRGPRB4+ brilhassem quando ativados, o que levou à descoberta de que estes neurônios estão ligados aos folículos de pelo na pele dos roedores.
Quando eram cutucados ou recebiam toques mais firmes, os ratinhos não demonstraram reação positiva. Porém, quando tocados de maneira mais leve e gentil, e por uma extensão maior de seu corpo, os neurônios MRGPRB4+ eram ativados, causando a diminuição de sinais de estresse, acalmando os bichinhos.
Segundo os pesquisadores, o mesmo princípio vale para humanos: as partes do nosso corpo cobertas por pelos e cabelos reagem da mesma forma, causando o mesmo tipo de sensação gostosa quando, por exemplo, recebemos um gostoso afago na cabeça.
Além de ser muito bom para os bichinhos, fazer carinho em animais também é ótimo para seres humanos. Não apenas este ato ajuda a fortalecer os laços criados com animais de estimação como serve também para nos deixar menos ansiosos e muito mais relaxados.
Fazer carinho em animais também tem efeitos benéficos nos seres humanos
Nosso cérebro reage muito bem quando nossa pele entra em contato com determinadas superfícies, sendo o pelo dos animais um dos que mais causa sensações boas e tranquilizantes. Este seria um dos motivos de cachorros, gatos e hamsters serem alguns dos mais populares bichos de estimação.
Quando fazemos carinho em animais e até em outros humanos, o contato da nossa pele com essa outra superfície "gostosa" ao toque ativa o córtex cingulado anterior, uma parte do nosso cérebro que reage a sensações agradáveis. Assim, esta ação tem efeito bastante positivo no nosso corpo, podendo diminuir a pressão sanguínea e a frequência cardíaca (ambas ligadas ao estresse) e auxiliando até mesmo na melhora da nossa saúde mental.