Estilo de vida
21/03/2023 às 11:00•2 min de leitura
Você já deve ter aberto algum documento no Google Docs e percebido que lá no topo apareceram vários círculos coloridos com desenhos de bichos, todos identificados como animais "anônimos." Ainda que não seja explicitado pela plataforma, não é difícil inferir se tratarem na verdade de outros usuários acessando o mesmo arquivo simultaneamente.
Mas por que o Google optou por usar bichos adeptos do anonimato? Por que um tatu, uma capivara e até um chupa-cabra, todos anônimos, estão vendo o mesmo arquivo que você?
(Fonte: Google / Reprodução)
Embora talvez não seja do seu conhecimento, até mesmo você é um dos animais anônimos (mas não, você não pode escolher um bicho específico para ser seu "avatar"). Essas imagens de bichos sem identificação são associadas a toda e qualquer pessoa que esteja acessando um documento que não foi convidado a acessar, mas que pode ver pois o arquivo foi marcado como disponível para "qualquer pessoa com o link". Caso o seu e-mail tenha sido adicionado à listagem de pessoas autorizadas, seu nome e imagem de exibição serão exibidos ao lado da bicharada.
Mas de onde veio a ideia de ter animais anônimos aparecendo listados no Google Docs e demais produtos do Google Drive e Documentos? De acordo com uma reportagem do site Mental Floss, a festa dos bichos na plataforma começou mais de uma década atrás, em 2012, quando a gigante das pesquisas buscava uma forma de tornar seus produtos mais divertidos
"Na época, a proposta para visualizadores anônimos era mostrá-los como sequências numéricas enormes, mas únicas, como Anonymous35123512425", disse a porta-voz do Google em entrevista ao portal há alguns anos, em 2018. Segundo ela, logo em seguida, o time por trás da tarefa de renovar o Google Documentos, agora conhecido apenas como Google Docs, achou melhor pensar em algo mais amigável — e foi aí que alguém sugeriu usar bichos no lugar de números.
Foi durante uma reunião de brainstorm (ou "tempestade de ideias", em português) que alguém deu essa sugestão e foi dali que surgiu a aliteração dos Animais Anônimos. Em seguida, coube à equipe de design visual criar os famosos ícones da curiosa fauna do Google.
Na entrevista, Harmon explicou que ninguém do seu time se lembra quais animais estavam listados desde o princípio, mas que todos eram basicamente bichos comuns. Com o tempo, o pessoal foi ficando mais à vontade e resolveu brincar um pouco mais, começando então a sugerir animais míticos, bichos extintos e até seres que nem eram do reino animal.
É por isso que às vezes é possível encontrar um kraken e um unicórnio, ou o famoso chupa-cabra, lendo o mesmo texto ou acessando a mesma planilha que você. Até animais que hoje em dia já não existem mais, como o quaga (uma subespécie extinta de zebra) também são listados vez ou outra dentre os anônimos acessando os arquivos.