Artes/cultura
26/04/2023 às 06:30•2 min de leitura
Um caso completamente impressionante chamou a atenção dos fazendeiros de Faxinal Guedes, em Santa Catarina. Nessa semana, uma porca de uma das granjas locais deu à luz 41 leitões de uma vez só, algo que é considerado muito raro por especialistas dentro do segmento.
Desde o momento em que a inseminação aconteceu, a gestação do animal durou cerca de 114 dias. Em entrevista para o Globo Rural, o veterinário da granja, Anderson Simonato, destacou que é possível que a fêmea tenha tido uma superovulação e mantido todos os embriões nesse processo. Entenda mais sobre o caso nos próximos parágrafos!
(Fonte: Portal Faxinal/Divulgação)
Embora o parto de 41 filhotes tenha sido uma grande surpresa para o gerente da granja de Faxinal Guedes, Ernani Funini, ele garantiu estar acostumado com grandes números nos partos dos porcos. Segundo ele, a empresa vem registrando um crescimento anual no número de nascimentos, mas esta quantidade de filhotes foi um recorde.
Anteriormente, o máximo de leitões registrados em uma única ninhada foi 26. O problema, no entanto, é que a grande quantidade de filhotes gera uma sobrecarga nas mamães, gerando a necessidade de revezamento na hora da amamentação. “Devido ao grande número de filhotes, tivemos que colocar alguns para amamentar com mães de leite”, afirmou Funini em entrevista ao Portal Faxina.
De acordo com especialistas, as porcas geram em média 14 filhotes por gestação — o que mostra como o caso em Faxinal Guedes foi uma grande exceção. Conforme divulgado na reportagem feita pelo Globo Rural, a mamãe porca responsável por tal feito chegou na granja há um ano e meio, tendo passado por duas gestações. No primeiro parto, ela gerou apenas 10 leitões.
(Fonte: GettyImages)
Na visão do veterinário da Secretaria da Agricultura da cidade, Rodrigo Lanzarini, a existência de uma porca capaz de gerar 41 leitões em Faxinal Guedes é resultado de um excelente trabalho de equipe, somado a fatores como o melhoramento genético, a nutrição, a ambiência e os atributos individuais da fêmea.
Os gestores da granja também acreditam que a boa produtividade da fêmea pode estar ligada ao bem estar do animal. Durante a fase de gestação, o local costuma deixar as porcas livres para passear em um ambiente maior do que os demais porcos — o que forneceria melhores condições sanitárias para que filhotes saudáveis viessem ao mundo.
Por mais raro que seja o caso, essa não é a primeira vez que partos de larga escala aconteceram com porcos no Brasil. Em 2020, uma porca criada numa granja em Saudades (SC) deu à luz 36 leitões em um só parto. Em julho do mesmo ano, outra fêmea deu à luz 34 leitões no município de Herciliópolis, também em Santa Catarina.
Tendo esses casos em mente, é possível constatar uma coisa: ao que tudo indica, os produtores rurais de Santa Catarina possuem o segredo para gerar ninhadas maiores de fofíssimos leitões!