Hemisférios do cérebro: o que é verdade e o que é mentira?

24/05/2023 às 09:002 min de leitura

Se você já leu qualquer tipo de artigo a respeito do funcionamento do cérebro humano na internet nos últimos anos, provavelmente já deve ter ouvido falar em algum lugar sobre como determinado hemisfério do órgão é mais importante do que o outro ou algo do gênero. Na realidade, porém, não é assim que as coisas funcionam.

Assim como o restante do nosso organismo, o cérebro é formado por bilhões de células com funções específicas, mas que trabalham perfeitamente sincronizadas e conectadas. Além disso, ele é composto por duas metades: os hemisférios direito e esquerdo. E quais as diferenças entre eles? Conheça mais sobre o assunto nos próximos parágrafos!

Lados conectados

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Os hemisférios do cérebro humano funcionam tal como uma empresa com diversos departamentos. Cada parte tem sua própria função, mas ao mesmo tempo trabalham interligadas. Além disso, elas mantêm uma comunicação estreita entre vi, visto que dependem uma das outras para poder operar corretamente. 

Portanto, os hemisférios esquerdo e direito sempre estão trabalhando de forma coordenada para realizar determinada ação — mesmo que um dos lados tenha mais representatividade do que o outro para aquele momento. 

Hemisfério dominante

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Nos últimos anos, tornou-se comum lermos na internet que cada pessoa possui um "hemisfério dominante" em seu cérebro. Esse tipo de segmentação, por exemplo, predeterminaria quem é uma pessoa criativa ou quem é uma pessoa racional. De acordo com essa teoria, pessoas com talento para matemática, linguagem ou lógica teriam o hemisfério esquerdo dominante.

Por outro lado, indivíduos artísticos, com vocação para a pintura ou para a música, apresentariam predominância no hemisfério direito. Esta teoria, no entanto, erra gravemente ao categorizar as pessoas do mundo em dois tipos: os analíticos e os passionais. 

No entanto, é impossível colocar um ser humano dentro de uma dessas "caixas". Todo esse engano provavelmente começou em 1865 durante uma reunião da Sociedade Antropológica de Paris, na França. Naquele evento, o médico francês Paul Broca assegurou que o hemisfério esquerdo está relacionado à função da linguagem. Porém, como explicamos anteriormente, toda ação é um trabalho conjunto de hemisférios.

Análise científica

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Nas últimas décadas, uma série de estudos já foram feitos neste campo da ciência. Inclusive, alguns deles chegaram a examinar imagens obtidas por ressonância magnética do cérebro de mais de 1 mil pessoas. A resposta obtida é sempre a mesma: todos os seres humanos usam os dois hemisférios igualmente, mas a atividade registrada em cada lado dependerá do que estamos fazendo no momento.

Outro fato curioso é que alguns estudos demonstraram que o lado do cérebro utilizado para uma determinada atividade não necessariamente é o mesmo de pessoa para pessoa. Enquanto alguns indivíduos podem usar o hemisfério esquerdo para pensamentos linguísticos, outra pessoa pode usar o hemisfério direito para o mesmo trabalho.

Até hoje, existem muitos mitos a respeito do "hemisfério dominante" perambulando pela nossa sociedade. No entanto, isso só acontece porque existem muitos aspectos que ainda não entendemos muito bem sobre o cérebro humano e não estamos nem um pouco perto de decifrar toda a sua complexidade. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: