Artes/cultura
16/06/2023 às 08:00•2 min de leitura
O vídeo mostrando o ovo de tubarão encontrado em uma praia da Califórnia (Estados Unidos) por uma tiktoker, em maio, viralizou na rede social, chamando a atenção pela aparência bem diferente. O formato em espiral e a cor escura até fizeram muitos internautas acreditarem se tratar de algo de “outro mundo”.
Nos comentários, vários seguidores do perfil @California.Shelling também se mostraram em dúvida sobre a reprodução dos tubarões. Enquanto os filhotes de algumas espécies se desenvolvem no útero da mãe, os de outras são desenvolvidos em ovos, que podem ter formas inusitadas.
É o caso do objeto mostrado no vídeo viral do TikTok, que pertence a um tubarão-chifre (Heterodontus francisci). Ele costuma viver em meio às fendas das rochas e só sai à noite para caçar, apresentando uma dieta à base de moluscos e equinodermos, principalmente.
@california.shelling Some sharks give birth to live young, and others are oviparous, meaning they lay eggs. California horn sharks mothers lay these corkscrew egg cases. When it comes out, it is very pliable, but hardens over time. Hope this lil guy makes it! ?? #shark #sealife #oceanlife #fyp ? original sound - California.Shelling
Podendo medir até 1,5 m de comprimento e pesar 10 kg quando adulto, o animal apresenta cabeça curta e uma elevação atrás de cada olho. Outras características marcantes são as barbatanas pélvicas, que podem ser usadas para “caminhar” no fundo do mar, e a mordida poderosa.
O ovo de tubarão-chifre que aparece no vídeo do TikTok se mostra inicialmente flexível, sendo feito de material semelhante ao encontrado nas unhas e fios de cabelo. Mas a maleabilidade dura pouco, com a cápsula logo endurecendo.
Em geral, as fêmeas põem dois ovos a cada 10 a 14 dias, depositando-os em pequenas fendas, e não ficam por perto. O formato espiralado exerce uma função importante, pois facilita o encaixe nas pedras, protegendo-os de predadores, de acordo com a National Marine Sanctuary Foundation.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Cada ovo possui um embrião, como é possível ver na gravação, e traz uma mistura de nutrientes da qual o filhote se alimentará ao longo da fase de desenvolvimento. Ele demora entre seis e nove meses para eclodir, conforme as condições genéticas e ambientais.
Depois de “quebrar a casca” do ovo exótico, o tubarão-chifre bebê está pronto para iniciar a busca por alimentos. Essa espécie normalmente se reúne em grupos para caçar e reproduzir, podendo viver até 25 anos.
A oviparidade é uma característica comum a poucas espécies de tubarões, mas a maioria delas tem ovos de aparência bizarra. Além da forma de cone do Heterodontus francisci, há versões arredondadas e pontiagudas, bem como coloridas e envolvidas em cascas.
Os tubarões-lixa (Ginglymostoma cirratum) e o tubarão-bambu-de-faixa-marrom (Chiloscyllium punctatum), assim como os da família Scyliorhinidae, com mais de 100 espécies catalogadas, estão entre elas.