Artes/cultura
04/07/2023 às 08:00•2 min de leitura
Poucas coisas são tão gostosas quando desfrutar um dia ao ar livre, aproveitando o calor do sol e respirando o ar puro da natureza. Porém, quando menos esperamos, algo está à espreita esperando para arruinar as nossas tardes de verão: os mosquitos. Com isso, o que era para ser um dia agradável logo se converte em inúmeras picadas coçando pelo seu corpo inteiro.
Então, o que fazer para impedir que esses "seres malignos" consumam o nosso sangue sem qualquer tipo de punição? Se você está buscando formas de acabar com esse sofrimento, este artigo é sua solução. Veja só cinco coisas que você deveria fazer para impedir os mosquitos de te picarem!
(Fonte: GettyImages)
Uma coisa bastante óbvia quando tomamos banho é que o uso de sabonete faz com que o aroma da sujeira vá embora de nosso corpo e seja substituído pelo cheiro das substâncias do produto. Porém, o que muita gente não sabe é que pessoas que usam a mesma marca de sabonete não necessariamente cheiram igual.
As interações dos sabonetes com nossos feromônios cria um odor particular, que pode atrair mosquitos ou não. Portanto, se você sente que os mosquitos sempre vão atrás de você, talvez seja a hora de você tentar substituir o sabonete que está usando por outra marca.
(Fonte: GettyImages)
Um estudo produzido pela Agência Nacional de Pesquisa da França em 2010 mediu como os mosquitos eram atraídos por pessoas antes e depois de beberem cerveja ou água. A pesquisa constatou que, após alguns goles de cerveja, o odor corporal produzido pelas cobaias era consideravelmente mais atraente para os insetos.
Porém, não houve mudança na atração quando os voluntários bebiam água. Portanto, se o seu objetivo é se manter completamente longe dos mosquitos, talvez seja hora de você deixar sua cervejinha de lado — se achar que vale a pena.
(Fonte: GettyImages)
Se a cerveja afeta a forma como os mosquitos nos veem, o mesmo acontece com os alimentos que consumimos? Segundo um estudo norte-americano, a resposta é sim. De acordo com a pesquisa, os mosquitos são mais atraídos pelo cheiro das mãos das pessoas após elas terem consumido uma banana.
No entanto, esse não é um padrão para todas as frutas. O experimento concluiu que não houve muita mudança de comportamento nos insetos após interagirem com alguém que comeu uvas. Portanto, escolha suas frutas com sabedoria!
(Fonte: GettyImages)
Um estudo publicado na revista Nature descobriu que um composto em desodorantes chamado tetradecanoato de isopropila funcionava como repelente de mosquitos, impedindo-os de pousar na superfície da pele revestida com o produto. Inclusive, os dados mostram uma redução de 56% no número de picadas de mosquitos em quem usava desodorantes com essa fórmula.
A pesquisa também ressaltou que o uso de desodorante é ainda mais importante para quem vai se exercitar, uma vez que esses insetos são ainda mais atraídos pelo suor humano.
(Fonte: GettyImages)
Se passar repelente todos os dias é simplesmente uma ideia de que te incomoda, uma forma considerada efetiva para afastar os mosquitos é borrifar a roupa que você usará com algum tipo de inseticida, como a permetrina. Essa é uma técnica utilizada pelos militares e que impede os mosquitos de picarem a pele coberta pelo produto.
Portanto, se você já está com aquela viagem para aproveitar a natureza com amigos e família, é melhor começar a recolher todas as suas roupas preferidas e enchê-las de inseticida.