Saúde/bem-estar
17/07/2023 às 12:00•2 min de leitura
Você já imaginou como seria se pudéssemos continuar crescendo indefinidamente? Bem, para alguns animais, isso é uma realidade. Eles desafiam os limites da natureza, continuando a crescer ao longo de suas vidas. Aqui estão sete criaturas fascinantes que nunca param de expandir seu tamanho.
O peixinho-dourado pode chegar a 50 centímetros. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
O peixinho-dourado tem um potencial de crescimento surpreendente. Seu tamanho é limitado pelo ambiente em que vive. Em um aquário pequeno, ele não passa de alguns centímetros, mas em um tanque maior, pode atingir de 38 a 50 centímetros. Alguns exemplares vivem além dos 40 anos, aumentando ainda mais seu potencial de crescimento. Além disso, eles podem mudar de cor em ambientes escuros, como verdadeiros camaleões aquáticos!
O rougheye rockfish adora um camarão. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
Essa espécie de peixe pode levar de duas a três décadas para atingir a maturidade reprodutiva e, mesmo depois disso, continuam a crescer. O rougheye rockfish é amante de camarões e peixinhos menores, e pode chegar a aproximadamente 1 metro de comprimento. Certamente, a idade é um dos fatores que o permite crescer tanto, já que esse peixe pode alcançar os 200 anos.
A píton é uma das cobras mais temidas. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
As pítons têm uma reputação de serem serpentes poderosas e, em termos de crescimento, elas não decepcionam. A píton-reticulada é conhecida como a cobra mais longa do mundo, chegando a cerca de 7 metros de comprimento e cerca de 158 quilos. Elas crescem gradualmente, trocando de pele e se esticando um pouco mais a cada vez.
O crocodilo é um bicho bastante amedrontador. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
Esses répteis poderosos parecem ter descoberto o segredo da eterna juventude. Eles vivem por mais de um século e, durante todo esse tempo, nunca param de crescer. O crocodilo-de-água-salgada é um exemplo notável. Cassius, um dos maiores crocodilos em cativeiro do mundo, tem 112 anos e está com mais de 5 metros de comprimento.
O canguru pode chegar a 2 metros de altura. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
Entre os mamíferos, os cangurus são verdadeiros campeões do crescimento contínuo. Os cangurus-vermelhos, em particular, podem se tornar gigantes se tiverem espaço suficiente. Esses marsupiais podem alcançar incríveis 2 metros de altura e pesar mais de 90 quilos. Imagine dar um pulo com esse tamanho todo!
O tubarão é um dos grandes predadores dos mares. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
Os tubarões não só nunca param de crescer, mas também nunca deixam de desenvolver dentes. Eles têm várias fileiras e, quando perdem os da frente, outros avançam para ocupar o seu lugar. Ao longo de suas vidas, um tubarão pode ter mais de 20 mil dentes! Além disso, eles vêm em diferentes tamanhos e formas, desde o imponente tubarão-baleia, com 12 metros de comprimento, até o temível tubarão-branco, com média de 6 metros.
A gigante anaconda verde. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
Por fim, temos uma boa representante brasileira, a sucuri-verde. Embora seu crescimento desacelere depois de atingir a maturidade, essas cobras continuam a crescer por toda a vida, podendo chegar a 6 metros. Acompanhando esse tamanho vem o peso: cerca de 100 quilos.