Esportes
23/08/2023 às 10:00•3 min de leitura
Na manhã desta quarta-feira (23), a Índia fez história ao se tornar o primeiro país a pousar com sucesso no polo sul da Lua, que fica localizado no lado oculto do satélite natural. Por volta das 9h33, no horário de Brasília, a missão Chandrayaan-3 concluiu o pouso suave no terreno extremamente irregular que, por conta da rotação sincronizada entre a Terra e a Lua, não é visível da superfície do nosso planeta.
A missão espacial tem por objetivo buscar água no polo sul da Lua. Devido à inclinação do satélite, neste polo há crateras permanentemente escuras, onde não há incidência de luz solar, sendo grandes candidatas a abrigar água congelada. Mas o país do sul asiático não foi o primeiro fazer um pouso na superfície lunar: antes dele, pouquíssimas outras nações conseguiram chegar ao nosso satélite natural. Então afinal, além da Índia, quais outros países já conseguiram pousar na Lua?
O lado oculto da Lua tem crateras totalmente escondidas da luz solar que podem conter água em estado sólido (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Em anos passados, outras nações tentaram realizar o pouso histórico, com Estados Unidos, China, Japão, Israel e Europa buscando chegar ao polo sul do satélite, na superfície do lado oculto, mas suas missões acabaram falhando. Mais recentemente, no último domingo (20), a Rússia também tentou pousar na face oculta da Lua, mas sua sonda acabou se chocando contra o satélite natural.
Até hoje, ao todo somente quatro países conseguiram pousar com sucesso na superfície lunar, com a Índia se juntando ao seleto grupo ao mesmo tempo em que deixa sua marca na história da humanidade ao ser o primeiro a concretizar o ambicioso pouso. A seguir, você confere cada país que já conseguiu enviar sondas e até mesmo astronautas à superfície lunar:
Os Estados Unidos foram o primeiro país a realizar um pouso tripulado na Lua (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Dono do posto de maior turista da Lua, os Estados Unidos já conseguiu concluir 11 pousos suaves na superfície lunar, incluindo missões tripuladas. A primeira ocasião ocorreu durante a corrida espacial em 1966, em plena Guerra Fria, mas a superpotência mundial acabou chegando em segundo lugar.
Em 1969, a missão Apollo 11 entrou para a história ao ser o primeiro voo tripulado a pousar na Lua, quando o astronauta Neil Armstrong proferiu a famosa frase afirmando que o pouso era "um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade".
Ilustração comemora o pouso suave da missão Luna-9, em janeiro de 1966. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Passando na frente dos EUA, seu grande rival durante a corrida espacial, a Rússia foi o primeiro país a pousar na Lua. Em 1959, o país já havia chegado à superfície lunar com um pouso (que na verdade foi uma queda), mas foi somente em 1966, alguns meses antes dos Estados Unidos, que o país conseguiu concluir o primeiro pouso suave na Lua com a missão Luna-9.
Modelo da Chang'e 4, o primeiro módulo a pousar no lado oculto da Lua (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Em dezembro de 2013, a China conseguiu concluir seu primeiro pouso suave na superfície lunar com a missão Chang'e 3. Anos depois, com o lançamento da Chang'e 4, em dezembro de 2018 o país foi o primeiro a pousar na face oculta da Lua.
Sonda indiana Chandrayaan-3 fez história ao pousar no polo sul da Lua, localizado na face oculta do satélite natural (Fonte: Getty Images/Reprodução)
O mais recente a entrar em grande estilo para a seleta lista de países que pousaram com sucesso na Lua, a Índia conseguiu enviar a sonda Chandrayaan-3 para o polo sul do satélite natural em busca de água em estado sólido. Pesquisas feitas em solo terrestre apontaram que diversas crateras do lado oculto da Lua ficam em perpétua escuridão, jamais sendo tocadas pela luz do sol. Sendo assim, as chances de haver gelo no local são grandes.
No total, 11 nações já conseguiram de alguma forma chegar à Lua, seja apenas orbitando o satélite natural ou efetivamente pousando (por meio de queda ou pouso suave) na superfície lunar. Abaixo, você confere a lista de países que já conseguiram visitar a nossa Lua:
O Brasil deve entrar para esta lista em 2028, quando uma missão não tripulada do Programa Espacial Ártemis, em parceria com a Nasa, for enviada à Lua.