Restos mortais de um líder religioso de 3 mil anos são achados no Peru

29/08/2023 às 08:002 min de leitura

Arqueólogos do Museu Nacional de Etnologia do Japão e da Universidade Nacional de San Marcos do Peru anunciaram na semana passada uma importante descoberta no sítio arqueológico de Pacompampa, localizado nas terras altas do norte do país andino. “Descobrimos recentemente o túmulo de uma figura de 3 mil anos”, afirmou Juan Pablo Villanueva, líder da escavação, à AFP.

De acordo com o pesquisador, trata-se de um dos primeiros sacerdotes dos Andes a ter uma série de oferendas, o que indica que o morto pode ter sido um dos líderes religiosos de elite que lideravam a sociedade antiga naquela região.  

A julgar pelo que foi observado no contexto funerário intacto, “A descoberta é extremamente importante porque ele é um dos primeiros sacerdotes a começar a controlar os templos no norte dos Andes do país”, afirmou à agência europeia o arqueólogo japonês Yuji Seki, que trabalha no local há 18 anos. A estimativa é de que o sacerdote tenha vivido por volta do ano 1000 a.C.

A tumba cerimonial

Em uma altitude de 2,5 mil metros, o sítio Pacopampa é um centro cerimonial monumental, constituído de nove edifícios talhados em pedras esculpidas e polidas. A tumba do suposto líder religioso foi encontrada após a remoção de pelo menos seis camadas de cinza e terra: é um túmulo circular, com três metros de diâmetro por um metro de profundidade. 

O corpo se encontrava com os membros inferiores parcialmente flexionados e orientado no sentido sul-norte, segundo os arqueólogos. No lado oeste da sepultura, foram desenterradas pequenas tigelas esféricas de cerâmica, uma espátula de osso esculpida e dois selos rituais: um com desenho de rosto de um homem e outro com rosto de uma onça.

Algumas das cerimônias e rituais religiosos celebrados pelos sacerdotes dos Andes no norte do Peru ainda são realizadas até hoje. O que se pratica na região é uma espécie de sincretismo entre o catolicismo e a mitologia dos incas, como a realização anual do festival religioso de Inti Raymi em homenagem a Inti, o deus-sol.  

Outras descobertas cerimoniais

(Fonte: Pacopampa/Facebook)(Fonte: Pacopampa/Facebook)

O túmulo recém-descoberta não foi o único a ser desenterrado no Pacopampa. Em setembro do ano passado, a mesma equipe de arqueólogos japoneses e peruanos também escavou um túmulo com mais de 3 mil anos de um homem que era conhecido como "Sacerdote dos Pututos [instrumentos musicais feitos de conchas de moluscos]". 

Em 2009, outra descoberta arqueológica, liderada por Seki, revelou ao mundo a chamada "Senhora de Pacopampa", uma mulher de 1,55 m de altura e entre 30 e 40 anos quando morreu. O corpo estava em uma profunda tumba em formato de bota, e sua ocupante era presumivelmente uma figura de grande poder na região, por volta de 900 a.C.

Os “Sacerdotes da Serpente Jaguar”, encontrados junto a oferendas de ouro e cerâmica, foram encontrados pela mesma expedição em 2015.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: