Estilo de vida
21/04/2024 às 13:00•2 min de leituraAtualizado em 21/04/2024 às 13:00
Para nós, seres humanos não especialistas em animais, uma das situações mais comuns é confundir duas espécies semelhantes à distância — e, às vezes, até de perto. Existem bichos com origem muito próxima, que daremos conta de distinguir apenas no detalhe ou em uma característica muito específica.
Pensando nisso, montamos uma lista com algumas duplas constantemente confundidas, explicamos suas características e compartilhamos algumas formas para saber distingui-las. De repente, tem algum par que você nem sabia serem, na realidade, dois animais diferentes!
Ambos répteis da ordem Crocodylia, os crocodilos e os jacarés podem ser considerados primos – de uma "família" com 24 espécies vivas. Porém, ainda que a aparência seja muito semelhante, é possível diferenciá-los. A primeira forma é pelo local em que você os encontra. Crocodilos possuem uma glândula que permite que habitem na água salgada; já os jacarés, por não possuírem essa glândula salina, são mais comuns em água doce.
Você também pode distinguir um do outro pelo formato da cabeça: crocodilos têm mandíbulas alongadas e em formato de V, enquanto os jacarés possuem mandíbulas arredondadas e em forma de U. Por fim, crocodilos, diferentemente dos jacarés, possuem um dente da mandíbula inferior que se sobrepõe ao maxilar superior.
Cabras e ovelhas são outra dupla facilmente confundida. Ambos são quadrúpedes, com cascos nos pés, focinhos macios e olhos nas extremidades de suas cabeças, mas as semelhanças vão parando por aí. Cabras mantêm seu rabo elevado, enquanto o das ovelhas tem o costume de ficar pendurado.
Outro aspecto que as diferencia diz respeito a seus hábitos alimentares. Tal qual as vacas, ovelhas pastam, movimentando-se com frequência pelo solo enquanto devoram a vegetação rasteira. No caso das cabras, elas preferem se alimentar de plantas mais altas. Não é incomum vê-las subindo em árvores para pegar as folhas das copas.
Entre os animais em nossa lista, a dupla que pode causar maior confusão é a que contém onça e leopardo. Os felinos são verdadeiramente parecidos, mas você pode se lembrar de uma dica muito fácil: enquanto os leopardos habitam partes da África e da Ásia, as onças-pintadas costumam viver na América do Sul e Central.
Outra dica válida diz respeito às manchas no pelo que ambos possuem. As onças têm pequenas manchas pretas dentro do desenho maior, enquanto os leopardos têm manchas pretas consistentes, espalhadas em maior número por seu corpo. Por fim, as caudas dos leopardos são mais longas, além de seu corpo ser mais delgado.
Toninhas e golfinhos podem até parecer semelhantes em um primeiro instante, mas, analisados de perto, é fácil compreender como são animais bem diferentes. Ainda que existam mais golfinhos do que toninhas, as últimas existem há muito mais tempo. OIhar para sua fisionomia é uma maneira eficiente de saber qual é qual, pois seus corpos possuem formatos diferentes.
As toninhas têm as faces mais arredondadas, os corpos robustos e barbatanas traseiras triangulares. Já os golfinhos têm a face pontiaguda, corpo delgado e suas barbatanas são curvas. Outra característica que os diferencia é a dentição. Enquanto as toninhas possuem dentes com formato de pá, os dos golfinhos são em forma de cone.
Ainda que possuam corpo e cauda longos e rastejem sobre suas quatro patas, lagartos e salamandras são apenas parentes distantes. O primeiro é um réptil, enquanto o segundo um anfíbio.
Se a classificação não é o bastante para diferenciá-los, observe que os lagartos têm garras nos pés e escamas, enquanto a pele das salamandras costuma ser lisa, úmida e viscosa.