5 comportamentos humanos que irritam os cachorros

26/04/2024 às 10:003 min de leituraAtualizado em 26/04/2024 às 10:00

Apesar de serem conhecidos como os "melhores amigos do homem", os cachorros não estarão necessariamente sempre de bom humor — e há uma grande chance de o culpado ser você. Há razões conhecidas para que seu animalzinho prefira estar afastado quando você chega em casa após o trabalho e ele não demonstra tanta alegria.

A medida de amor e carinho que oferecermos aos nossos cães precisam ser dosadas, de modo que não os irritemos, diminuindo a confiança canina e, consequentemente, esfriando a relação.

1. Você o deixa sozinho por muito tempo

(Fonte: Unsplash)
Seu cão se irrita quando você fica muito tempo longe de casa. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Quem não faz home-office pode passar um largo período do dia longe de casa, ainda maior se o deslocamento até o local de trabalho é longo. Como qualquer outro animal social, esse tempo sozinho não apenas é chato, mas irritante para os cachorros. Não à toa, comportamentos destrutivos costumam ocorrer em situações de distanciamento prolongado.

Almofadas mastigadas ou um xixi no tapete são sinais de que eles estão infelizes. Uma medida prática para contornar a situação é contratar profissionais especializados em passear com cachorros. Oferecer brinquedos para o animal também pode ajudar a mantê-lo entretido até que você retorne.

2. Não mantém rotina

(Fonte: Unsplash)
A rotina é fundamental para o humor do seu cão. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Rotinas previsíveis são fundamentais para os cachorros. Quando o dono mantém um comportamento irregular – seja com o horário de comer, brincar, dormir ou passear –, o cão pode ficar confuso, sem compreender o que está acontecendo. O resultado pode ser mau comportamento por parte dele, como estragar algo que seja seu.

A melhor maneira de evitar situações como essa é criar um cronograma para seu cachorro que leve em consideração sua própria rotina diária. Com previsibilidade, seu amigo vai ficar muito melhor.

3. Você o abraça

(Fonte: Unsplash)
Nem sempre os cães curtem abraços fortes. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Cães são tão peludos e fofinhos que dá muita vontade de abraçá-los, correto? Bem, o problema é que eles não são muito adeptos deste tipo de demonstração de afeto. Não são todas as raças caninas que se incomodam com um breve abraço, mas para algumas esse comportamento humano é quase uma tortura.

Especialistas sugerem que a melhor forma de tratar essa situação é acompanhar a linguagem corporal do seu cão. Se ele fizer festa quando você chega, um ligeiro abraço é aceitável. Agora, não busque iniciar um abraço sem que ele esteja se mostrando receptivo aos seus carinhos. Pode parecer a ele que você o está perseguindo, gerando irritação e agitação.

4. Usa perfume muito forte

(Fonte: Unsplash)
Evita usar perfumes fortes perto do seu cachorro. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

O olfato canino é muito sensível em virtude dos milhões de receptores de cheiro que eles possuem. Essa sensibilidade pode fazer com que fiquem incomodados por fragrâncias muito fortes, como perfumes e produtos de higiene pessoal.

Não é incomum que isso desencadeie uma reação alérgica no animal. Há outro detalhe importante: quando você utiliza muito perfume (ou cremes corporais, por exemplo), cria-se uma dificuldade a mais para que o cachorro identifique seu cheiro natural, gerando um obstáculo ao seu reconhecimento.

A melhor dica para evitar isso é cuidar com a quantidade de perfume utilizada, além de dar preferência pelo não uso em momentos que vá ficar em casa e pretenda passar um tempo com ele.

5. Você fala muito e alto

(Fonte: Unsplash)
Evita falar muito alto perto do seu amigo canino. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Cachorros podem ser excelentes companheiros, mas nem eles são capazes de ouvir você falar por tanto tempo. E é pior se você decidir falar muito alto, ou próximo demais das orelhas. Cães compreendem o sentido de poucas palavras que emitimos. Logo, com um excesso de palavras, ele ficará confuso e irritado – e a situação piora se você o estiver repreendendo.

Também é importante cuidar com seu tom de voz e os gestos que acompanham uma reprimenda. Recompensar o bom comportamento é uma forma eficaz de fazê-lo entender o que ele deve fazer.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: