Artes/cultura
13/09/2024 às 12:00•3 min de leituraAtualizado em 13/09/2024 às 12:00
Todo mundo sabe que frutas e legumes fazem bem pra nossa saúde, mas o que é ótimo pra gente nem sempre é seguro pros nossos tão amados cães. Alguns alimentos podem ser uma verdadeira cilada para os nossos animais de estimação, causando desde problemas digestivos até intoxicações alimentares graves.
Pensando nisso, nós separamos uma lista com seis frutas e legumes que nunca devem estar no cardápio do seu cãozinho. Então fique de olho e mantenha esses alimentos sempre longe do seu melhor amigo de quatro patas!
As uvas podem até parecer um alimento inofensivo. Afinal, são pequenas, doces e fáceis de comer. No entanto, esse é um dos alimentos mais perigosos para os cães. Uvas e passas podem causar falência renal aguda em cachorros, mesmo em pequenas quantidades.
Os principais sintomas são vômito, letargia e perda de apetite nas primeiras 12 horas após o consumo. Em casos graves, o cão pode ficar gravemente doente ou até morrer. Sendo assim, nunca ofereça uvas ou passas ao seu pet, e se ele consumir acidentalmente, procure um veterinário imediatamente.
Embora seja uma fruta deliciosa e cheia de benefícios para os humanos, o abacate não é uma opção para fazer parte da dieta do seu cão. Ele contém uma substância chamada persina, que pode ser tóxica para cães.
A persina está presente em várias partes da fruta, incluindo a polpa, o caroço, a casca e até as folhas da planta. Além disso, o abacate é muito rico em gordura, o que pode sobrecarregar o sistema digestivo do animal e causar problemas como vômitos, diarreia e, em casos mais graves, pancreatite.
Seja crua, cozida, em pó ou desidratada, a cebola é extremamente perigosa para nossos amigos caninos. Ela contém compostos que podem danificar os glóbulos vermelhos, levando à anemia.
Até mesmo pequenas quantidades de cebola consumidas ao longo do tempo podem ser prejudiciais para a saúde animal. Os sintomas de intoxicação por cebola incluem fraqueza, vômitos e dificuldade para respirar. Como o alho faz parte da mesma família, ele também deve ser evitado, pois oferece riscos semelhantes.
Os tomates verdes ou crus são perigosos para os cães por conter solanina, um composto químico tóxico para eles. A solanina está presente principalmente nas partes verdes do tomate, como o caule e as folhas. Porém, a fruta verde também contém uma quantidade perigosa.
Se o seu cão consumir tomate verde, ele pode apresentar sintomas como diarreia, vômitos, letargia e confusão mental. Quando maduros, os tomates têm níveis mais baixos de solanina e geralmente são seguros em menores quantidades, mas é melhor evitar o risco e manter o seu animal de estimação longe.
Assim como o tomate não maduro, a batata crua também contém uma boa dose de solanina em sua composição. A solanina está presente principalmente na casca e em partes verdes da batata crua, podendo causar uma série de problemas digestivos e neurológicos se ingerida em grandes quantidades.
Para evitar riscos, sempre cozinhe bem as batatas antes de oferecer uma pequena quantidade ao seu cão. Ou então, evite-a completamente.
A carambola, apesar de parecer inofensiva, contém ácido oxálico, que pode ser prejudicial aos cães. Esse ácido pode afetar diretamente os rins do animal, principalmente aqueles com predisposição a problemas renais.
O consumo de carambola costuma gerar sintomas como vômitos, fraqueza, e, em casos mais graves, insuficiência renal nos cães. E lembre-se mais uma vez: se você suspeitar que seu cachorro comeu algo tóxico, entre em contato com um veterinário o mais rápido possível!