Gelo queima mesmo? Como funcionam as "queimaduras" causadas pelo frio?

03/08/2024 às 09:002 min de leituraAtualizado em 03/08/2024 às 09:00

Por mais contraintuitivo que isso possa soar, o frio pode causar queimaduras. Mas aí alguns irão pensar: como isso é possível? Queimar não está ligado ao fogo e ao calor? Então, como algo como o gelo, que é frio, pode causar queimaduras? Geralmente, a causa mais comum de queimadura pelo frio é a exposição prolongada a temperaturas muito baixas.

Esse tipo de queimadura pode danificar os tecidos da pele e causar muita dor, assim como uma queimadura normal. Grupos bastantes afetados por este "fenômeno" são os moradores de rua, atletas de esportes de inverno sem equipamento adequado, diabéticos e pessoas com doenças vasculares.

Sintomas de uma queimadura por frio

Excesso de exposição ao frio pode causar queimaduras severas pelo corpo. (Fonte: Getty Images)
Excesso de exposição ao frio pode causar queimaduras severas pelo corpo. (Fonte: Getty Images)

Quando uma pessoa sofre uma queimadura pelo frio, seu corpo passará por várias fases. Em primeiro momento, a água das células começa a congelar e com isso os vasos sanguíneos se contraem, podendo formar coágulos devido ao fluxo sanguíneo que diminui nas partes do corpo congeladas.

Os primeiros sintomas são dores nas regiões afetadas, mudança na coloração da pele — avermelhada, cinza ou escura —, bolhas e formigamento. Existem quatro tipos de congelamento: primeiro, segundo, terceiro e quarto grau. O primeiro deles acontece no nível mais brando, quando apenas a superfície da pele é afetada.

No segundo grau, sintomas como inchaço doloroso, bolhas e descoloração da pele podem ocorrer. Em terceiro grau, o congelamento pode se espalhar para tecidos sob a pele e, caso não tratado, pode causar danos permanentes. Por fim, o quarto grau é o nível mais grave e pode atingir tecidos profundos, incluindo músculos, ossos e tendões. Nesse caso, o dano costuma ser irreversível e a amputação de um membro necessária.

Prevenção e cuidados

Mãos e pés são os membros mais afetados e em risco pelo frio. (Fonte: Getty Images)
Mãos e pés são os membros mais afetados e em risco pelo frio. (Fonte: Getty Images)

Para evitar queimaduras de frio, os especialistas recomendam que as pessoas se cubram bem quando as temperaturas estiverem muito baixas — sobretudo em relação às mãos e aos pés. Em caso de bolsas de gelo, é importante lembrar que elas nunca devem ficar em contato direto com a pele, sempre envolvidas em um pano macio e seco.

Sem as precauções corretas, sua pele pode sofrer lesões e cicatrizes. A gravidade da queimadura depende de qual camada da pele foi danificada pelo frio e isso também afeta as cicatrizes, que poderão ser superficiais ou mais sérias se o frio atingir a derme ou tecidos subjacentes.

Se você já tiver identificado uma queimadura pelo frio em seu corpo, afaste-se imediatamente da fonte de frio e remova qualquer tipo de roupa molhada. De maneira alguma toque na queimadura e tente aquecer a área queimada com compressas de água quente entre 37 e 39 graus. Repita esse último processo a cada 20 minutos.

Caso você perceba o aparecimento de sintomas como dor excessiva, bolhas com sangue, lesões, pele dormente, pus ou febre, o mais recomendável é procurar um médico imediatamente ou ir ao pronto-socorro.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: