Ciência
24/05/2024 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 24/05/2024 às 12:00
Tá aí uma curiosidade que vai deixar muita gente — muita mesmo — com uma certa inveja: pesquisadores descobriram que os jacarés estão sempre com o pênis ereto. Sim, você não leu errado, o órgão sexual dos lagartões nunca amolece.
A descoberta foi feita de maneira bastante inesperada, pegando um time que estudava a anatomia de jacarés totalmente de surpresa.
Um grupo de pesquisadores da Louisiana Tech University, uma universidade de tecnologia no Estado de Luisiana, nos Estados Unidos, dissecava o corpo de jacaré quando, sem querer, tocou em um nervo na pélvis do animal. O contato fez com que a musculatura do réptil morto inesperadamente se contraísse e liberasse um esbranquiçado e totalmente duro membro com cerca de 10 centímetros de comprimento.
Você pode ver o surpreendente vídeo logo abaixo, mas tome cuidado na hora de assistir. Afinal, trata-se da gravação de uma dissecação de animal com um pênis ereto saltando de surpresa na sua tela.
Trabalhando em conjunto com o Rockefeller Wildlife Refuge, refúgio para animais silvestres também localizado em Luisiana, a pesquisadora Diane Kelly tomou para si a tarefa de descobrir como e por que o órgão fálico destes animais se mantinha constantemente ereto. Kelly faz parte do programa de neurociência e comportamento do departamento de psicologia da Universidade de Massachusetts, nos EUA.
Usando tecidos de jacarés mortos, fornecidos pelo refúgio Rockefeller, a cientista foi capaz de estudar a fundo a anatomia do pênis de jacarés. Anteriormente, ela já havia desvendado os segredos dos órgãos reprodutores de outras espécies, estão sua expertise veio a calhar.
De acordo com o estudo publicado por Diane Kelly no site da American Association for Anatomy, após analisar o órgão reprodutor masculino de jacarés-americanos (também conhecidos como aligátores ou Alligator mississippiensis), ficou claro o porquê de o membro jamais amolecer. E tudo tem a ver com sua estrutura, que é bem diferente da encontrada em outros animais.
Enquanto nos mamíferos, por exemplo, o pênis fica ereto quando os corpos cavernosos se enchem de sangue bombeado até o local na hora da reprodução, o órgão do jacaré está sempre duro porque é composto por densas camadas de colágeno. A grande quantidade de colágeno nas paredes e no centro do pênis do animal faz com que o membro não mude de forma, estando sempre duro e preparado para copular.
Outra curiosidade descoberta pela pesquisadora é que o órgão reprodutor dos jacarés machos fica escondido dentro da cloaca do animal. É por este motivo que não vemos o pênis destes animais com frequência, já que na maior parte do tempo eles ficam guardados no mesmo orifício por onde saem suas fezes.
Assim, quando chega a hora de copular, os jacarés machos tensionam os músculos pélvicos e fazem com que seu pênis seja ejetado e fique completamente exposto. Ao final do ato, eles relaxam a musculatura e o membro é reintroduzido na cloaca.