Por que mamíferos machos não amamentam seus filhotes? A matemática explica!

12/07/2024 às 12:002 min de leituraAtualizado em 12/07/2024 às 12:00

A essa altura da vida, você já deve ter notado que somente as fêmeas amamentam seus filhotes entre todas as espécies de mamíferos existentes no mundo. Mas você já se perguntou por que os machos não cumprem a mesma função? De acordo com pesquisadores, eles até possuem as ferramentas necessárias para isso, mas não as utilizam.

Segundo um novo modelo matemático criado por pesquisadores da Universidade de York, existe uma razão clara para a ausência de lactação masculina em mamíferos — algo que deixa cientistas perplexos há anos. E qual é esse motivo? Tudo tem a ver com os hormônios e micróbios.

Falta de lactação masculina

Mamíferos machos possuem tecidos mamários e potencial para lactar, mas não o fazem. (Fonte: GettyImages)
Mamíferos machos possuem tecidos mamários e potencial para lactar, mas não o fazem. (Fonte: Getty Images)

De acordo com o estudo, os mamíferos machos têm geneticamente os meios necessários para produzir leite, como os tecidos mamários e o potencial para lactar. Contudo, eles geralmente não têm níveis suficientes de "gatilhos hormonais" para fazer isso acontecer. E o que isso significa? Hormônios como a polactina, altamente responsável pela lactação, são regulados negativamente em machos.

Na década de 1970, alguns cientistas sugeriam que a ausência de leite nos machos poderia ser explicada pela incerteza paterna. Ou seja, como não há uma forma de comprovar se um macho é o verdadeiro pai de um filhote — exceto por testes de DNA, então existe um impulso menor em cuidar da prole, especialmente por meio da amamentação.

Porém, segundo os matemáticos da Universidade de York, existe uma razão diferente para que a amamentação não aconteça. O modelo matemático explica que a ausência de machos lactantes pode ser causada pelos micróbios que vivem no leite materno. Quando uma mãe amamente seu filhote, ela também transfere microrganismos para ele. Esse, por sua vez, é um processo vital para estabelecer o microbioma intestinal do bebê.

Importância da amamentação materna

Modelo matemático indica que machos não amamentam para evitar disseminar micróbios nocivos para seus filhotes. (Fonte: GettyImages)
Modelo matemático indica que machos não amamentam para evitar disseminar micróbios nocivos para seus filhotes. (Fonte: Getty Images)

Conforme o estudo explica, caso ambos os pais transmitissem seus microbiomas através da amamentação para seus filhos, existiria uma grande probabilidade de que micróbios nocivos se espalhassem pelas populações de mamíferos. A lactação somente materna impede que isso aconteça, pois serve como uma "peneira" para esses patógenos.

"Embora os micróbios não sejam inerentemente prejudiciais ou benéficos; é sua presença e abundância que ditam a saúde geral dessa comunidade interna. Um 'agente errado' no início da vida de um animal pode mudar o microbioma em um momento crucial", explicou o autor do estudo, Brennen Fagan, em comunicado oficial.

Quando ambos os pais estão envolvidos na amamentação, a chance de um micróbio nocivo ser transmitido seria dobrada, explicaram os cientistas. Portanto, a nova teoria criada pelo modelo matemático sugere que a ausência de machos lactando se dá por uma pressão natural para que os filhotes não sejam prejudicados.