Qual é a coisa mais suja em um restaurante?

01/09/2024 às 12:002 min de leituraAtualizado em 01/09/2024 às 12:00

Quando vamos para um restaurante, a única coisa que conseguimos pensar é com quanta fome estamos. Os aromas hipnotizantes da cozinha vão contaminando a nossa mente e fazendo a boca salivar. Porém, isso certamente serve como uma distração para não pensar em algo muito verdadeiro: você já parou para pensar na quantidade de germes que existem em um restaurante?

De modo geral, esses estabelecimentos possuem várias superfícies que carregam muitas bactérias: maçanetas, bancadas, interruptores de luz e torneiras são apenas um exemplo disso. Contudo, existe um item entre todos que é muito mais sujo do que os outros. Você sabe do que estamos falando?

Encontrando germes

Germes estão espalhados por todas as superfícies de um restaurante, dizem microbiologistas. (Fonte: Getty Images)

Em um novo estudo, o microbiologista e autor da obra The Germ Conde, Jason Tetro, buscou mais informações sobre como os germes se espalham pelos restaurantes. Tetro e alguns colegas de trabalho passaram décadas cultivando bactérias extraídas de itens diferentes retirados de um restaurante.

Em seu estudo, o pesquisador coletou amostras de germes em cardápios, saleiros e pimenteiros, garrafas de ketchup e pacotes de açúcar — itens que normalmente ficam em cima de uma mesa de restaurante. No fim das contas, a pesquisa descobriu que os cardápios eram de longe o objeto que mais carregava bactérias

Segundo os investigadores, os menus reutilizáveis, especialmente aqueles mantidos em pastas de plástico, são frequentemente limpos com panos sujos e molhados, além de serem armazenados empilhados uns sobre os outros. Isso cria o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.

Livrando-se das bactérias

Estudo indica que cardápios são, de longe, o item mais sujo de um restaurante. (Fonte: Getty Images)

Segundo Tetro, qualquer superfície de alto toque está provavelmente coberta de germes em um restaurante. “Pessoalmente, eu não confiaria na mesa em si ou em qualquer coisa sobre ela porque tudo está sendo limpo com o mesmo pano sujo”, destacou. O estudo mostrou que os pacotes de açúcar foram os menos infectados, sobretudo por serem itens de uso único.

Mas se você não está planejando ficar longe do seu restaurante favorito só porque a mesa dele está repleta de bactérias, existem algumas medidas que podem te ajudar a ficar um pouco mais protegido. Em primeiro lugar, a melhor opção segue sendo lavar bem as mãos com água e sabão, principalmente antes de comer.

Você também pode levar desinfetante para as mãos ou uma garrafinha com álcool em gel. Há quem diga que os cardápios em QR code possam ser incômodos, mas eles também são uma ótima alternativa para diminuir sua exposição aos germes.

Porém, a dica mais importante não pode passar desapercebida: faça um esforço consciente para evitar tocar seu rosto. Suas mãos servem como grandes transportadoras de bactérias e seu rosto é a porta de entrada para contaminar seu organismo. Logo, não custa nada ficar uns momentinhos sem coçar os olhos ou roer as unhas, né?