Artes/cultura
20/12/2017 às 09:00•2 min de leitura
Criar credenciais é o primeiro passo para utilizar qualquer serviço online e a chatice — além da falta de memória... — para tantos logins e senhas é tanta que a maioria das pessoas acaba associando às contas de Facebook, Twitter e outras. Ainda assim, é muito importante manter sempre as combinações mais difíceis, pois um simples bot pode invadir seu sistema a partir de tentativa e erro. E você, como anda a proteção de seus dados? O SplashData aproveita o final de ano para divulgar as passwords mais comuns — e mais vulneráveis.
Como todo mundo já deveria ter suspeitado, a ordem numérica “123456” e variações da mesma sequência, com mais ou menos caracteres, é campeã entre as dez piores da temporada. A lista foi toda tabulada a partir de 5 milhões de senhas que vazaram na web nos últimos 12 meses. Confira abaixo:
A novidade este ano ficou por conta da presença de termos como “starwars” e “whatever”. “Infelizmente, enquanto o episódio mais novo pode ser uma adição fantástica à franquia Star Wars, 'starwars' é uma senha perigosa para uso. Os hackers estão usando termos comuns de cultura pop e esportes para invadir contas online porque sabem que muitas pessoas estão usando essas palavras fáceis de lembrar”, conta Morgan Slain, CEO do SplashData.
"Os hackers sabem seus truques e simplesmente ajustar uma senha facilmente adivinhada não a torna seguro. Nossa esperança é que essa lista de piores senhas do ano fará com que as pessoas tomem medidas para se proteger”, comenta Slain. Então, já que é para se precaver, por que não darmos uma olhada mais amplas nos termos mais comuns nas senhas de 2017?
A tabela abaixo mostra quando houve nova entrada (“New”) ou se alguma password teve mais ou menos repetições em comparação com a temporada anterior (“Up” ou “Down”, respectivamente); ou ainda, se nada mudou (“unchanged”). Confira com carinho e se você tem algo parecido em suas credenciais, o melhor é mesmo trocar por algo mais difícil de adivinhar. Veja abaixo, cole no armário, só não vá de “123456” novamente:
Confira as piores senhas de 2017 e evite combinações ruins no próximo ano via TecMundo