Artes/cultura
15/03/2018 às 08:31•2 min de leitura
Você pode ser uma daquelas pessoas megaviajadas, do tipo que já conhece as comissárias de bordo e já decorou o menu das companhias aéreas, mas talvez haja alguma coisinha ou outra que você ainda não tenha descoberto – ou se perguntado – a respeito do mundo dentro de um avião. Vamos conferir essas curiosidades?
Pois é! Se acontecer a raridade de um dos pratos estar contaminado e pronto para fazer aquele estrago na barriga de quem o comeu, não é a ideia mais segura ter o piloto e o copiloto passando mal ao mesmo tempo, não é mesmo?
Tanto os pilotos quanto os comissários de bordo só são pagos por aquelas horas em que o avião fica no ar. Então, quando o avião estiver ali “enrolando”, parado na pista e atrasando o seu planejamento, é sempre bom se lembrar que provavelmente isso não é culpa deles.
Esse buraquinho não está ali por conta de nenhum defeito, ou porque alguém se esqueceu de tampar. Até esse minúsculo detalhe tem sua função dentro do avião. Além de ajudar a manter o ar mais quente para que os passageiros não sintam tanto frio, ele serve para regular a pressão. Ou seja, se por alguma razão a parte exterior da janela se danificar, esse furinho vai aliviar a pressão o bastante para que a parte interior não quebre.
Um estudo da Popular Mechanics, feito em 2007, analisou dados de acidentes aéreos ocorridos em 36 longos anos e mostrou que a parte de trás do avião deu maior chance de sobrevivência aos passageiros. Mas não precisa ficar com receio por causa desse tópico: é sempre bom a gente lembrar que as quedas de avião são raríssimas!
Os jatos comerciais, esses que a gente usa direto para viajar, são projetados para conseguir voar com apenas um motor funcionando, bem como deslizar até o chão sem nenhum tipo de potência além da perícia do piloto.
Se você nunca reparou nesse detalhe nas asas do avião, talvez tenha visto em algum barco, navio ou balsa, e o motivo de eles existirem é o mesmo. Essas luzes servem para mostrar aos outros pilotos o sentido que o avião está seguindo. Imagine que, em uma escuridão total, ter uma luz diferente na ponta de cada asa é uma ótima referência que pode ajudar o piloto a desviar de uma aeronave próxima (e especialmente saber para que lado desviar) e evitar um acidente.
É por causa disso que a gente tem a impressão de que está sendo empurrado contra o banco. Rápido, né?