Ciência
24/04/2018 às 09:58•2 min de leitura
A Suazilândia é um pequeno país africano com pouco mais de 1,3 milhão de habitantes e faz fronteira com Moçambique e África do Sul. A nação conquistou a independência do Reino Unido em setembro de 1968 e, atualmente, é governada por Mswati III, o rei suázi, com apoio do primeiro-ministro Barnabas Sibusiso Dlamini — mas quem manda por lá é o monarca mesmo.
Pois esses dias ele decidiu trocar o nome do país de (oficialmente) Suazilândia para Reino de eSwatini — algo que o rei queria fazer já tem algum tempo! No entanto, ele aproveitou a celebração do Jubileu de Ouro, isto é, os 50 anos desde que o país se tornou independente, para anunciar o “rebatismo” da nação africana.
(The Guardian)
O novo nome, Reino de eSwatini, significa Reino dos Suázi no dialeto local e, segundo explicou Mswati, o rei, a ideia da troca foi motivada pela vontade de romper com o passado colonialista e também para evitar confusões. Isso porque, “Suazilândia” é grafado Swaziland em inglês — e esse nome acaba sendo confundido com bastante frequência por Switzerland, que é como se escreve “Suíça” nesse idioma.
Aliás, a Suazilândia (ou eSwatini) não é a primeira nação africana a mudar de nome depois de conquistar a independência. Antigamente, Botswana se chamava Bechuanaland, o Malawi era Nyasaland, e a Rodésia, um estado não reconhecido oficialmente que existiu na África durante a Guerra Fria, virou Zimbábue. E o que o povo do país renomeado achou dessa história?
A decisão foi autocrática e ocorreu sem consulta prévia e, enquanto muitos aprovaram, outros tantos acreditam que existem coisas muito mais importantes com o que se preocupar no momento. Afinal, a Suazilândia tem o maior índice de prevalência de HIV no mundo, com 27% da população infectada. Ademais, o rei — que também é conhecido como Ngenyama ou “Leão”, no idioma local — já se viu envolvido em vários escândalos relacionados à violação de direitos humanos.
(BBC)
Seja como for, por mais que o rei tenha decidido mudar o nome do país e pronto, segundo explicou o ministro do Interior suazi, a alteração não vai acontecer do dia para a noite, uma vez que existem temores de que a troca possa trazer sérias consequências para a economia local — que já é bastante frágil. Não se esqueça que a decisão significa que documentos, selos, moeda, enfim, tudo o que levava o nome “Suazilândia” precisam ser corrigidos, o que leva tempo e custa muito dinheiro.
Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.