Artes/cultura
03/05/2018 às 07:31•1 min de leitura
Quem é que fica paradinho na calçada aguardando o semáforo ficar verde para a travessia de pedestres, principalmente quando não há nenhum carro por perto? Pouquíssimas pessoas, né? Pois em alguns países, a população aprendeu que é necessário respeitar a sinalização — e inclusive existem multas que podem ser aplicadas para quem for pego desobedecendo às leis de tráfego.
Já na China, as autoridades decidiram testar uma nova abordagem com o propósito de “educar” a população. De acordo com o pessoal do portal de notícias El País, em meados de abril, a cidade de Huangshi, situada na província de Hubei, recebeu uma porção de semáforos que espirram água e fotografam os pedestres que tentarem atravessar a rua quando o sinal estiver vermelho para transeuntes. Confira no vídeo a seguir:
Segundo o El País, os semáforos estão equipados com sensores de infravermelho que são ativados pelo movimento e a coisa toda está conectada a uma base dados da polícia local. A ideia é que os infratores mais frequentes sejam identificados e punidos com a perda de pontos no controverso sistema de monitoramento populacional que pode trazer uma série de benefícios aos habitantes com pontuações mais elevadas — relacionados com atendimento médico, educação e finanças — e castigar aqueles com menos pontos, restringindo, por exemplo, quantas viagens de avião essas pessoas podem fazer anualmente. E aí, caro leitor, o que você acha da iniciativa?
***
Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.