Artes/cultura
02/06/2018 às 06:00•1 min de leitura
Manter um restaurante pode não ser uma tarefa fácil: margens de lucro apertadas, concorrência acirrada e qualquer problema na qualidade da comida podem colocar em xeque todo o negócio. Mas o Botin, localizado em Madri, na Espanha, parece ter encontrado uma fórmula mágica: está há 293 anos operando de forma contínua — e é reconhecido pelo Guinness, o Livro dos Recordes, como o restaurante mais antigo do mundo.
O canal do YouTube Great Big Story recentemente visitou o estabelecimento para tentar descobrir os segredos para mantê-lo funcionando há tanto tempo. De acordo com o gerente do local, Luis Javier Sanchez, a joia da coroa é o próprio forno, que está queimando desde que foi aceso pela primeira vez, em 1725.
“Nós nunca o apagamos. Ele precisa ser mantido aquecido durante a noite e estar pronto para assar pela manhã. Essa é a razão pela qual nunca devemos fazê-lo. Há um aroma especial ali; é realmente incrível”, afirma Sanchez.
Outro detalhe realmente incrível é como o restaurante "respira" histórias épocas que se passaram. Segundo Sanchez, a comida tem um sabor “intencional” de história, visto que cada chef aprende com seu predecessor e repassa seus conhecimentos para as próximas gerações.
“Nossas receitas são muito antigas, desde [a época que] os avós começaram o restaurante”, continua ele. "E permanecemos fiéis a elas desde então”, finaliza.
Caso você tenha interesse, o Botin possui um site (há inclusive uma versão traduzida para o português), onde é possível conferir o cardápio e mais imagens do interior do estabelecimento.