Artes/cultura
06/07/2018 às 06:30•2 min de leitura
Todo mundo sabe que, diariamente, milhares e milhares de pessoas embarcam em aviões e viajam pelos céus do mundo, certo? Mas você tem noção de quantas aeronaves comerciais decolam e circulam pelas mais diversas rotas aéreas todos os dias? Se prepare para se surpreender, pois são MUITAS. Muitas mesmo!
Existe um portal chamado Flightradar24 que faz o rastreio todos os voos comerciais que ocorrem pelo mundo — e o pessoal de lá anunciou que, na última sexta-feira, dia 29 de junho, foi registrado um recorde na quantidade de viagens aéreas. De acordo com Yúbal FM, do site Xataka, o portal contabilizou um total de 202.157 em um único dia, o maior número desde que o pessoal do Flightradar24 iniciou o monitoramento de viagens da aviação civil, há 12 anos.
É muita coisa! Aliás, nesse mesmo dia, o portal chegou a rastrear picos em que havia mais de 19 mil aviões voando ao mesmo tempo. Difícil de imaginar tanta aeronave junta no céu? O legal é que o pessoal do Flightradar24 criou uma animação para ajudar a galera a visualizar o congestionamento aéreo da última sexta-feira. Veja a seguir:
Yesterday was the busiest day of the year in the skies so far and our busiest day ever. 202,157 flights tracked! The first time we've tracked more than 200,000 flights in a single day on https://t.co/krDfUYSbzK pic.twitter.com/ApCMHaVEQp
— Flightradar24 (@flightradar24) 30 de junho de 2018
Conforme observou Yúbal — do Xataka —, nas imagens acima, fica evidente que o maior tráfego aéreo se concentra sobre a Europa, Estados Unidos e Ásia, especialmente na costa leste da China. Já sobre a Rússia, Canadá e África, o movimento é bastante menor — com a América do Sul e Latina, assim como a Oceania, apresentando um fluxo médio. Aqui no Brasil, como você deve ter notado, o maior trânsito de aeronaves pode ser observado na região sudeste do país.
Se você ficou impressionado com a quantidade de voos de sexta-passada, vale destacar que os 202.157 correspondem a 70% das aeronaves que circulam pelo mundo! Isso porque o Flightradar24 obtém seus dados a partir das tecnologias ADS-B, MLSAT, Flarm e informações em tempo real fornecidas pelos controladores do espaço aéreo dos EUA e Canadá, mas nem todos os aviões usam essas tecnologias e, portanto, não são rastreadas.
(Seasia/The Indian Express)
Ademais, existem, ainda, as aeronaves militares e aviões comerciais que não fazem o transporte de passageiros — que não entraram na conta divulgada pelo Flightradar24! Impressionante, não é mesmo? E, segundo revelou Yúbal, só em 2017, foram registrados 36,8 milhões de voos comerciais, o que resulta em uma média de 101 mil voos por dia. No entanto, na última sexta, o número de aeronaves registradas no céu foi mais do que o dobro da média diária. Aliás, com esses dados em mente, fica evidente que as viagens de avião realmente são incrivelmente seguras...
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!