Ciência
20/07/2018 às 11:56•1 min de leitura
Quase todo mundo que já teve que produzir qualquer coisa topou com o famigerado bloqueio criativo, mas ele chega a ser ainda mais assustador no meio acadêmico, principalmente na hora de escrever um artigo ou um Trabalho de Conclusão de Curso. Todo aquele estudo, todos aqueles livros, aquele preparo, a preocupação e o potencial que você sabe que tem se transformam em um infindável show do Nyan Cat dentro do seu cérebro.
Com o psicólogo Dennis Upper não foi diferente. Em 1974, ele andava tendo muitas dificuldades com bloqueio criativo, então decidiu usar a ciência e a psicologia a seu favor e da humanidade. Propôs testar, em si mesmo, métodos para combater o tirano bloqueio e publicar um artigo a respeito.
Uma coisa boa sobre esses artigos, sejam eles de estudantes ou de pessoas já formadas, é que nem sempre suas conclusões são satisfatórias, e não tem problema nenhum, porque analisar o que deu errado faz parte do método científico.
Dito isso, o título do artigo de Upper foi, em tradução livre: “O autotratamento sem sucesso de um caso de bloqueio de escritor”. E com exceção de título, referências, um diário feito por Upper e comentários de um revisor, o artigo está completamente em branco. A prova de que o tratamento deu muito errado.
O artigo do psicólogo Dennis Upper é oficialmente, até hoje, o artigo científico mais curto já publicado no mundo.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!