Artes/cultura
30/07/2018 às 10:00•1 min de leitura
Os cachorros são os melhores amigos dos homens há muitas gerações, mas nem sempre os animais conseguem deixar todo mundo feliz. Na Colômbia, uma pastor-alemão está com a cabeça a prêmio: Sombra é uma das melhores farejadoras da Polícia Nacional do país, algo que tem irritado demais os narcotraficantes.
As recompensas para a cabeça da coitada variam de 20 a 200 milhões de pesos colombianos – o equivalente entre R$ 26 e R$ 260 mil! Sombra tem 6 anos de idade e já foi responsável pela prisão de ao menos 245 traficantes em todo o país. A cadela também já estava em operações que tiraram mais de 9 toneladas de drogas das ruas colombianas.
Sombra é uma pastor-alemão de 6 anos que trabalha na polícia colombiana
A principal organização paramilitar por trás das recompensas é o Clan del Golfo, também conhecido como Urabeños. Eles são os um dos mais temidos grupos armados da Colômbia, com cerca de 1,2 mil membros que atuam principalmente na região norte do país. Sombra vem sendo chamada de “O Tormento de Otoniel”, em referência ao apelido de Dairo Antonio Úsuga, o chefe da organização.
Por conta dessas ameaças, Sombra foi transferida para o aeroporto de Bogotá, no qual a segurança é mais reforçada. Anteriormente, ela atuava na região de Urabá, uma das principais dos Urabeños. Além de droga – principalmente a cocaína – para consumo interno, a pastor-alemão também encontrou mais de 1 tonelada de entorpecentes prestes a embarcarem para a Europa.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!