Artes/cultura
30/01/2019 às 05:00•2 min de leitura
Se mesmo depois de você ler a primeira parte desta matéria você ainda tiver dúvidas sobre a importância do ano de 1969 para a História recente, trazemos mais 10 motivos que fizeram desse um ano memorável. Confira:
Em 28 de junho de 1969, a polícia nova-iorquina invadiu o bar Stonewall Inn, dando início a uma série de motins em protesto. Eles culminaram na moderna face do movimento LGBTI+ nos Estados Unidos.
Um festival de rock programado para receber 50 mil pessoas acababou atraindo mais de 400 mil pessoas para uma cidadezinha de meros 4,2 mil habitantes. O “showzinho” em Bethel se tornou o mais aclamado festival da história, resumindo a contracultura do final dos anos 60 e começo dos anos 70. Um marco, sem dúvidas!
Depois de mais de 2 anos sem fazerem shows ao vivo, os Beatles simplesmente subiram no telhado da gravadora para um de seus shows mais icônicos. Era meio-dia de 30 de janeiro de 1969, e, sem aviso prévio, a banda fez um show que durou 42 minutos e mostrava algumas de suas novas canções. A galera que passava por ali foi ao delírio, até que a polícia foi chamada para acabar com a “importunação”.
Apesar de as trocas de cartas ocorrerem há muito tempo, foi apenas em março de 1969 que se estabeleu a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
Vencedor do Oscar de melhor filme em 1970, “Perdidos na Noite” foi lançado nos cinemas em junho do ano anterior. Até hoje, é o único longa proibido para maiores de 18 anos a vencer o prêmio máximo do cinema.
Se o Brasil pudesse escolher um “hino” popular, certamente a canção “País Tropical”, escrita por Jorge Ben e gravada por Wilson Simonal, estaria entre as preferidas. Lançada em agosto de 1969, ela foi o maior sucesso de Simonal e também estourou na voz de diversos cantores, como Gal Costa, Jorge Ben Jor, Daniela Mercury e muitos outros.
O romance “O Padrinho”, de Mario Puzo, foi lançado nos Estados Unidos em 1969, mas só chegou ao nosso país 11 anos depois. O livro já foi chamado por aqui de “O Chefão”, até ficar estabelecido que seria “O Poderoso Chefão”, para acompanhar o sucesso do nome do filme.
Você se lembra quando os Tic Tacs eram só nos sabores laranja e menta? Esses eram os mesmos desde o surgimento, nos Estados Unidos, dessas balinhas que possuem menos de 2 calorias por unidade. Hoje em dia, o Tic Tac é vendido em mais de 100 país.
O avião supersônico, que começou a ser projetado nos anos 50, teve seu voo inaugural em 2 de março de 1969. Ele era tão rápido que diminuiu para apenas 3 horas viagens que durariam 8 horas!
“Véu de Noiva”, a oitava telenovela das 20h da Rede Globo, ajudou a consolidar a emissora como a principal do país e foi o primeiro sucesso comercial do formato nesse horário. É um marco da Vênus Platinada e da autora Janete Clair. No elenco, nomes como Regina Duarte, Cláudio Marzo, Betty Faria, Cláudio Cavalcanti, Paulo José e muitos outros.