Artes/cultura
24/06/2019 às 09:42•2 min de leitura
*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Viajar sozinho é um dos prazeres mais gratificantes da vida. Quem já pegou sua mochila e partiu para outra cidade, estado ou país já deve ter sentido o delicioso frio na barriga de estar desbravando o mundo. Sem falar que, geralmente, isso sai muito mais barato do as famosas “caravanas”. Pensando nisso, juntamos aqui 10 curiosidades sobre as diferentes culturas que edificam o planeta Terra — confira:
Prepare as botas impermeáveis quando for ao Canadá. O segundo maior país do mundo tem 9% de sua superfície coberta por água, mesmo que alguns apareçam e desapareçam sazonalmente. Quase 32 mil quilômetros quadrados estão submersos!
Se é vinho que você quer, a África do Sul é uma das melhores regiões para se visitar. Isso porque o país é detentor da maior rota contínua de vinícolas no planeta inteiro, estendendo-se de Cape Winelands a Karoo. Além da vista incrível, é claro, o local também oferece experimentação da bebida.
Com sistema de saneamento básico, o noroeste da China está lotado de cavernas subterrâneas que custam cerca de US$ 30 por mês para serem alugadas. Muitos vivem na província de Shaanxi, cujo solo poroso é particularmente fácil de se transformar em abrigos.
Um estudo feito pela universidade de Cornell mostrou que gastar dinheiro com viagens é muito mais prazeroso do que quando investimos em bens materiais. Outra pesquisa também mostrou que, nos dois primeiros dias longe de casa, o nível de estresse tende a cair exponencialmente.
No vale de Thingvellir, Islândia, é possível ver duas placas tectônicas proeminentes na superfície do planeta, uma da América do Norte e outra da Eurásia. Os mais aventureiros podem até margulhar nas águas que separam ambas as placas.
Não é segredo que o chocolate suíço é maravilhoso, mas a quantidade do doce ingerida anualmente pelos suíços é surpreendente. São 10 kg por ano! Haja chocolate, ein.
Não é só a recusa de vodka que deixa os russos nervosos. Desperdiçar pão também é considerado um ato muito ofensivo, principalmente ao visitar a casa de outra pessoa.
Esse talvez seja o fato mais óbvio da lista. No Egito, salgar a comida após ela ser servida é quase um delito. Chefs e anfitriões podem considerar essa ação como uma tremenda falta de respeito.
Na cidade de Caldari di Ortona, há uma fonte que, em vez de água, é alimentada por vinho e permanece aberta 24 horas por dia. Muito por conta disso, a região atrai visitantes do mundo todo, especialmente os apaixonados por vinho.
Alface dobrado, nunca cortado. Essa é uma regra que os franceses levam à risca. Não segui-la significa receber olhares tortos dos habitantes locais. Portanto, muito cuidado na hora de comer salada por lá!
**
E aí, gostou da lista e decidiu viajar? Hoje em dia é muito fácil encontrar a passagem aérea e os hotéis mais baratos. Há muitos serviços espalhados na internet com essa função, e o Skyscanner é um deles. Aproveite para economizar e tire seu sonho do papel: