Artes/cultura
31/07/2019 às 07:23•2 min de leitura
Quando pensamos em zoológicos, a primeira ideia que vem em nossas cabeças é que o lugar é uma atração turística, ou um espaço para estudos e pesquisas de animais que, apesar de não serem comuns no nosso dia a dia, geralmente não tem condições de sobreviver em seus habitats. No entanto, a história que o fotógrafo profissional Shafiqul Islam conta com suas imagens fica bem longe disso.
As fotos foram tiradas do zoológico Mirpur Zoo, localizado na cidade de Dhaka, em Bangladesh. As imagens capturam a realidade dos pobres animais, que infelizmente retratam apenas tristeza e solidão. Nas fotos, fica evidenciado que os animais não vivem uma vida feliz, estão em ambientes pouco satisfatórios. De acordo com o fotógrafo, os animais vivem em condições mínimas, sendo forçados a entreter os visitantes que, inclusive, não reconhecem (ou percebem) a real situação.
Shafiqul tenta, através de suas fotos, expressar as suas emoções. Com esse projeto, não foi diferente. Apesar das atrações, o papel essencial do zoológico é proteger a vida silvestre. Para o fotógrafo, o que ele vê são mais prisioneiros do que animais bem cuidados e protegidos.
O projeto, nomeado pelo fotógrafo como “Prisioneiros” aparece nas imagens a seguir:
#1
#2
#3
#4
#5
#6
#7
#8
#9
#10
#11
#12
#13
#14
#15