Artes/cultura
03/10/2019 às 03:00•2 min de leitura
A companhia aérea Japan Airlines (JAL) lançou uma nova facilidade para seus passageiros: a indicação de onde estarão sentados os bebês durante o voo. A ideia é oferecer viagens mais tranquilas para quem quer fugir dos barulhos e choros das crianças no avião.
A nova função indica para os viajantes onde estarão sentadas crianças com idades entre oito dias e dois anos por meio de um ícone. Dessa forma, é possível optar não só entre a difícil escolha da poltrona da janela ou corredor, mas também tentar a sorte de ter vizinhos tranquilos durante a viagem. A empresa afirma que, apesar do aviso, não garante silêncio completo entre a decolagem e a aterrizagem.
O ícone do bebê só aparecerá para passagens compradas diretamente com a companhia. Se a viagem for agendada por meio de outra empresa ou agência, a informação não estará disponível para os viajantes. Se houver mudanças repentinas na aeronave, o ícone também não será exibido, de acordo com o portal da Japan Airlines.
Apesar de a novidade não ter sido divulgada oficialmente pela empresa, muitos passageiros comemoraram nas redes sociais, enquanto outros lamentaram a ferramenta. A polêmica parece ter surgido com o post do empresário Rahat Ahmed, que parabenizou a JAL pela nova função na hora de escolher as poltronas para o voo. Desde então o assunto tem dividido opiniões entre usuários.
Thank you, @JAL_Official_jp for warnings me about where babies plan to scream and yell during a 13 hour trip. This really ought to be mandatory across the board.
— Rahat Ahmed (@dequinix) September 24, 2019
Please take note, @qatarairways: I had 3 screaming babies next to me on my JFK-DOH flight two weeks ago. pic.twitter.com/kQYQFIqqCD
Enquanto algumas pessoas comemoram o uso da tecnologia para resolver problemas da humanidade, outras acreditam que a empatia é o melhor caminho:
I am a dad, but travel a lot with work and it is annoying when babies cry. BUT, they aren’t doing it to spite you and the parents (generally) hate it when their kids cry. As an adult, if you can’t have some tolerance and realise you can’t control other people, the problem is you
— Tim Hillier (@timmyhillier) September 26, 2019
Tim Hillier afirmou que, apesar de viajar bastante e se incomodar quando ouve o choro de um bebê, também é pai e odeia ver uma criança chorando. "Como um adulto, se você não puder ser um pouco tolerante e entender que não é possível controlar outras pessoas, o problema é você", afirmou.
No entanto, a companhia japonesa JAL não foi pioneira no assunto. A All Nippon Airways afirmou que já oferece o alerta infantil “há algum tempo”, de acordo com seu porta-voz. É claro que não são só os pequenos que perturbam os voos, já que os adultos também podem causar diversos problemas quando acham necessário.