Artes/cultura
30/10/2019 às 11:30•2 min de leitura
O ser humano necessita se locomover constantemente de um lugar para outro e, atualmente, o automóvel é o meio de transporte adotado pela maioria. Seja nas grandes ou pequenas cidades, podem ser encontradas mais de uma dessas opções. É possível ainda encontrar meios de transporte pouco comuns, únicos, um mais inusitado que o outro, dependendo do país e região.
Foi criado no século XIX para que os habitantes tivessem uma rota mais rápida para chegar à cidade do Funchal. É feito de madeira e vime de eucalipto, e seus operadores são chamados de Carreiros do Monte, são vestidos apropriadamente para dirigir o trenó com velocidade de mais de 30 quilômetros por hora, uma viagem de aproximadamente 10 minutos. Tornou-se destaque entre os turistas.
O Cocotaxi parece com um capacete amarelo gigante. Leva este nome pois também assemelha-se com o coco. É constituído de plástico e fibra de vidro com seus dois assentos estando conectados a um ciclomotor. Apesar do motor ser barulhento, é mais acessível que o táxi tradicional. Os Cocotaxis são muito populares entre os turistas.
O Amfibus é um ônibus anfíbio. Surgiu em 2011 e depois de um tempo inoperante voltou a funcionar. Nele, o passeio começa em uma estrada de Amsterdã e depois continua pela água no rio IJ. Durando cerca de uma hora, metade desse tempo é gasto na água. O amfibus é fabricado pela Dutch Amphibious Transport, que também fabrica o Anficruiser, para quem deseja dirigir seu SUV na água.
Também conhecido como auto-riquixá, este meio de transporte foi desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial. Tem origem na Itália e pode ser encontrado em vários continentes, sendo mais comum na África e Ásia. Na Tailândia, o tuk tuk deve suas raízes aos japoneses que o popularizaram.
Hoje, o tuk tuk é equipado com um motor de 660 cc de quatro tempos que tornou este transporte mais silencioso que a versão anterior. É considerado símbolo global do país. Turistas são sempre atraídos por este meio de transporte.
O matatu é um ônibus de festa. Artes grafitadas pelo lado de fora e a música toca bem alta por dentro. É o método de transporte mais usado no Quênia por ser barato e conveniente. São construídos usando o chassi despojado de um caminhão novo.