Ciência
12/11/2019 às 09:00•1 min de leitura
Alguns super-heróis não usam capa, mas sim luvas e aquele aparelhinho de obturação temido por muitos, mas que é a esperança de outros tantos. É esse o pensamento que tornou realidade uma das histórias mais bonitas que você já viu.
Um dentista brasileiro é responsável por devolver a alegria de sorrir para milhares de pessoas ao redor do mundo. Fundador da ONG Por1sorriso, Felipe Rossi, de 38 anos, reuniu uma equipe para viajar todos os cantos do planeta e reconstruir mais do que dentes, mas também sonhos.
Desde o início, em 2016, o dentista ajudou diversas pessoas que não poderiam pagar por um tratamento bucal adequado, levando informação e reparando diversos problemas causados pela falta ou deterioração dos dentes.
Hoje em dia, a base de voluntários da ONG passa de 4 mil pessoas, mas Rossi explica que querer ajudar e realmente ajudar são duas coisas muito diferentes. Em suas viagens, o dentista e sua equipe transportam cerca de 2 toneladas de equipamentos.
A importância da saúde bucal de vez em quando acaba se tornando um plano secundário, visto que os custos para realizar procedimentos, principalmente em países subdesenvolvidos, como o Quênia e Moçambique, são altos. A intenção do dentista foi de ajudar essas pessoas a recuperarem a autoestima, autoconfiança e a esperança que muitas deixaram escapar por conta das dificuldades diárias.
Agora você já pode abrir um sorriso (e talvez a caixa de lenços também).