Ciência
12/11/2019 às 14:30•1 min de leitura
O cachorro Negro Matapacos ficou conhecido em 2010 durante os protestos pela educação em Santiago, no Chile. Ele acompanhava os estudantes desafiando os canhões de água e gás lacrimogênio, e atacando ou latindo furiosamente para os policiais. A imagem de Matapacos em uma bandana vermelha ficou famosa por todo o Chile durante os mais recentes protestos políticos no país e diversos artistas compartilham suas obras com a figura do cachorro.
A fama de Negro Matapacos segue em ascensão, alcançando níveis inimagináveis de apelo popular. Uma petição no Change.org já alcança mais de 20 mil assinaturas com o pedido que uma estátua do cachorro substitua a estátua do General Baquedano, comandante chefe do exército chileno na Guerra do Pacífico no fim do século XIX, na praça que leva o nome do militar.
Muitos cartazes levam frases como "Estai presente" ("Está presente") e o tratam como um santo padroeiro dos manifestantes. Matapacos morreu de velhice há cerca de dois anos, mas sua imagem revolucionária permanece viva entre os militantes nas ruas de Santiago.