Ciência
12/11/2019 às 17:00•1 min de leitura
Uma nova forma de infecção por parasitas bovinos em seres humanos foi descoberta: através dos olhos. De acordo com a Vice, um dos primeiros casos foi encontrado em uma atleta de 68 anos do Nebraska. Após sentir os olhos ardendo, ela decidiu lavar com água corrente. O choque veio ao perceber uma minúscula lombriga saindo do seu olho junto com a água. A causa da infecção não foi esclarecida, mas suspeita-se de contato com moscas infectadas.
Após se lavar, a mulher resolveu olhar mais de perto e acabou encontrando outro verme. Rapidamente, marcou uma consulta com um oftalmologista para entender o que estava acontecendo. No consultório, o médico encontrou uma terceira lombriga. O parasita foi retirado e enviado para o Laboratório de Saúde Pública do Estado da Califórnia para uma análise aprofundada sobre a patologia. O resultado concluiu que o verme pertencia a espécie de Thelazia gulosa, um parasita comumente encontrado em bovinos.
A equipe de pesquisa só havia registrado um caso de hospedeiro humano com essa espécie. Em 2016, uma mulher de Oregon descobriu 14 vermes vivendo e se reproduzindo em seu olho. A T. gulosa é considerada uma lombriga dificilmente encontrada em humanos. O relato do caso foi publicado em outubro na revista de medicina Clinical Infectious Diseases.